Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Prefeitura deve apresentar projeto para reforma da previdência dos servidores

Da CBN CuritibaA prefeitura de Curitiba deve enviar ainda nesta semana um projeto que prevê reforma na previdência dos f..

Andreza Rossini - 21 de março de 2017, 11:03

Da CBN Curitiba

A prefeitura de Curitiba deve enviar ainda nesta semana um projeto que prevê reforma na previdência dos funcionários públicos. O texto vai compor um ajuste fiscal que será encaminhado para a análise dos vereadores.

ANÚNCIO

Serão incluídas quatro medidas que envolvem a previdência do funcionalismo: a criação de um fundo de pensão dos servidores, recuperação de valores referentes à contribuição patronal para inativos e pensionistas, aumento progressivo da alíquota de contribuição e ainda o pagamento do déficit do Instituto de Previdência dos Servidores do Município em 35 anos.

Informações repassadas pela prefeitura, apontam que para a saúde financeira do sistema previdenciário, a cidade deveria ter quatro trabalhadores ativos para um inativo. No entanto, hoje são dois para um, com cerca de 32 mil servidores na ativa para 16 mil aposentados e pensionistas. A expectativa é de que em 2023, 27% do orçamento municipal fique comprometido com o pagamento das aposentadorias dos servidores.