Semana Mundial Sem Tabaco promove eventos de prevenção ao Câncer de Boca

Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco tem risco oito vezes maior de desenvolver câncer de boca e de faringe

Redação - 25 de maio de 2022, 19:23

Arquivo/Sesa
Arquivo/Sesa

Uma iniciativa gratuita vai auxiliar a população de Curitiba a investigar precocemente o câncer de boca. Os profissionais da Saúde também vão compartilhar orientações e dicas sobre prevenção de doenças. A ação acontece nesta quinta-feira (26), das 9h às 17h, na Praça Boca Maldita, no Centro de Curitiba.

É a primeira de duas ações que o Hospital Erasto Gaertner (HEG) participará em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. A data é celebrada anualmente no dia 31 de maio.

A campanha, que traz este ano o tema “Tabaco: Ameaça ao Meio Ambiente”, é uma iniciativa da Sesa (Secretária de Estado da Saúde) e conta com o apoio da HEG no atendimento ao público.

“Acreditamos existir uma demanda reprimida de pessoas que não tenham feito exames nos últimos dois anos em razão da pandemia e do temor de irem aos consultórios no período. Sabemos o quão importante é o diagnóstico precoce, por isso incentivamos esse cuidado e estamos envolvidos na mobilização”, destaca Laurindo Moacir Sassi, responsável pelo Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Erasto Gaertner. 

Ele alerta que quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco tem risco oito vezes maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que aqueles que não são fumantes.

“Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que tenham surgido mais de 15 mil novos casos em 2020 no país. O número de mortes chegou a 6.192 naquele ano, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. Trata-se, portanto, de uma doença muito severa que requer atenção permanente”, adverte o especialista.   

CÂNCER DE BOCA: CONSCIENTIZAÇÃO

Além do evento do dia 26 em parceria com a Sesa, o HEG fará uma nova ação no dia 31, desta vez próximo à entrada principal do hospital, das 8 às 13 horas. A equipe do Programa Conscientizar +, com foco em prevenção e promoção da saúde, vai realizar atividades voltadas a informar os pacientes e familiares da instituição. O grupo estará a postos para esclarecer eventuais dúvidas e distribuir materiais informativos sobre o tabagismo.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.