Geral
Semana Santa: Missas serão virtuais e procissões são canceladas pela Igreja

Semana Santa: Missas serão virtuais e procissões são canceladas pela Igreja

As celebrações da Páscoa organizadas pela igreja católica sofrerão mudanças significativas também em decorrência da pand..

CBN Curitiba - quinta-feira, 2 de abril de 2020 - 11:41

As celebrações da Páscoa organizadas pela igreja católica sofrerão mudanças significativas também em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Os bispos de Curitiba emitiram uma carta aos padres da Arquidiocese com orientações para a Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos, 5 de abril, e encerra no domingo de Páscoa, 12 de abril.

Eles destacam a orientação para os padres manterem todas as celebrações, incentivando suas transmissões via televisão ou internet quando possível.

Para o Domingo de Ramos, por exemplo, a orientação é para que os fiéis coloquem no portão ou na porta da residência alguns ramos. Aqueles que acompanharem missas por transmissão podem também ter ramos nas mãos para serem bentos. Já a coleta de Domingo de Ramos, ato da Campanha da Fraternidade e que arrecada recursos para obras sociais da igreja, foi adiada.

O arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, ressalta que a mudança na Semana Santa é algo novo a ser experimentado, mas que é importante em um momento como esse.

Dom Peruzzo também frisa a importância de os fiéis entenderem que as medidas também servem para reforçar a fé e a preocupação com o próximo.

A celebração da Ceia do Senhor e da instituição da Eucaristia, realizada na Quinta-feira Santa, não terá o tradicional lava-pés, assim como também não será realizada a procissão do translado do Santíssimo Sacramento.

Já na Sexta-Feira Santa não acontecerá a via sacra e a procissão do Senhor Morto. A celebração da Paixão do Senhor deve ser mantida nas paróquias e na Oração Universal será feito um acréscimo com oração especial da Arquidiocese de Curitiba pelos doentes.

Por fim, a Vigília Pascal será celebrada em cada paróquia na noite do Sábado Santo, mas não acontecerá a benção do “fogo novo”, nem procissão de entrada e há orientações aos padres na condução da Liturgia da Palavra e Liturgia Batismal. E no Domingo de Páscoa são mantidas as celebrações, incentivando a transmissão online quando houver possibilidade.

Compartilhe