Semana Santa sem presença de fiéis altera programação de celebrações da Igreja Católica de Curitiba

As medidas tomadas com os fiéis desde 19 de março, em razão da Covid-19, levaram a Igreja Católica de Curitiba a alterar..

Taís Santana - BandNews FM Curitiba - 09 de abril de 2020, 16:17

Daniel Castellano/SMCS
Daniel Castellano/SMCS

As medidas tomadas com os fiéis desde 19 de março, em razão da Covid-19, levaram a Igreja Católica de Curitiba a alterar a programação das tradicionais celebrações da Semana Santa que começam nesta quinta-feira (9). Entre as principais mudanças estão a ausência de público nas missas e a possibilidade de oferta da comunhão nos carros no domingo de Páscoa.

Estão suspensos rituais conhecidos dos católicos como o tradicional ato de lava-pés na quinta-feira, a via sacra. As igrejas vão transmitir as celebrações nas redes sociais. Um roteiro litúrgico de oração foi disponibilizado no site da Arquidiocese de Curitiba, para que as famílias possam celebrar em suas casas. O Arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo, realiza a missa do Domingo de Páscoa no Santuário Guadalupe, no centro da cidade, com transmissão pela página da Arquidiocese no Facebook.

Dom Peruzzo comentou que apesar do momento ser completamente diferente, os fiéis devem celebrar e se manter unidos.

"Nunca nos deparamos com uma situação como a atual, uma páscoa sem toda aquela preparação intensa. Mas apesar das circunstâncias limitadoras, é importante que permaneça o espírito de oração nas nossas famílias. Temos que nos manter unidos na fé e participar através da televisão, rádio ou redes sociais, para que possamos celebrar a Páscoa com muita profundidade mesmo neste momento", disse o arcebispo.

No domingo de Páscoa (12), além das celebrações online, algumas paróquias de Curitiba poderão oferecer a comunhão eucarística aos católicos preferencialmente nos carros, no período das 8h às 12h, seguindo as recomendações sanitárias instruídas pela Prefeitura de Curitiba.

Horários das celebrações do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na Semana Santa

Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Sem presença de público e com transmissão pela página da Arquidiocese de Curitiba no facebook

Quinta-feira, dia 09/04, às 19h: Missa da Ceia do Senhor

Sexta-feira, dia 10/04, às 15h: Narração da Paixão e Adoração da Cruz

Sábado, dia 11/04, às 19h: Vigília Pascal

Domingo, dia 12/04, às 18h: Missa

Leia também: Receita Federal regulariza CPF pela internet e vai suspender pendências eleitorais