Senado aprova empréstimo de US$ 106,7 milhões para Inter 2

Cleverson Bravo - BandNews FM Curitiba

inter2 senado empréstimo

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (02), a contratação de dois empréstimos internacionais, pela Prefeitura, para investimento em projetos de mobilidade urbana e recuperação ambiental em Curitiba. A votação foi feita em caráter de urgência e as matérias vão ser encaminhadas para a promulgação.

O primeiro financiamento, junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), vai destinar recursos para a renovação da linha Inter 2.

São mais de 106 milhões de dólares para construção de faixas exclusivas para o ligeirinho e ciclovias com iluminação solar, além da recuperação de estações-tubo.

O segundo empréstimo aprovado no Congresso prevê o financiamento parcial do chamado projeto de gestão de risco climático no Caximba, extremo sul de Curitiba. Vão ser destinados mais de 38 milhões de euros de crédito da Agência Francesa de Desenvolvimento.

O senador Oriovisto Guimarães, do Podemos, ressalta que a proposta ainda conta com um plano de recuperação ambiental.

“Esse projeto é um projeto de longo prazo e é um programa que  tem como objetivo preparar Curitiba para o enfrentamento dos efeitos de mudanças climáticas, particularmente no tocando aos problemas dos alagamentos”, afirmou o senador.

Somados os empréstimos e contrapartidas do município aos projetos e obras, vão ser investidos mais de um bilhão de reais. A Prefeitura diz que a aplicação dos recursos deve gerar cerca de 49 mil empregos na capital, entre vagas diretas, indiretas e induzidas. A estimativa é da própria União.

A Constituição define que “compete privativamente ao Senado Federal autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios”.

Na revitalização do Inter 2, a Prefeitura vai investir 145 milhões de reais do caixa do município. Outros 58 milhões de reais fazem parte da contrapartida para o financiamento do projeto socioambiental no Caximba.

Previous ArticleNext Article