Serviços de despachantes do Detran devem ser agilizados no Paraná

Serviços como a emissão do primeiro emplacamento, segunda via de documentos e comunicado de compra e venda de veículos d..

BandNews FM Curitiba - 05 de julho de 2018, 23:10

Foto: Divulgação Detran
Foto: Divulgação Detran

Serviços como a emissão do primeiro emplacamento, segunda via de documentos e comunicado de compra e venda de veículos devem ser agilizados no Paraná. O procedimento, feito pelos despachantes, vai passar a ser digital e certificado pelo Detran. A medida promete acelerar e aumentar a segurança do procedimento, porque vai diminuir a necessidade de envio de documentos físicos para o departamento.

O coordenador de Veículos do Detran, Rafael Benvenutti, explica que, mesmo com a nova medida, alguns documentos ainda deverão ser arquivados. "Muitos documentos a gente não pode abrir mão por causa da nossa competência pela própria legislação de trânsito, a gente precisa receber a parte física. Nesses casos, a gente recebe ele de forma digitalizada e assinada digitalmente e depois recebe o físico para guardar. Então essa desburocratização reduz o tempo que o cidadão precisa esperar pelo documento", disse.

O processo de digitalização ainda está em fase de testes e a previsão é de que ele seja implantado nos próximos 30 dias. Além de agilizar o procedimento, a medida promete gerar economia aos cofres do Detran. Hoje, o Detran mantém um depósito para arquivar documentos por pelo menos cinco anos, conforme prevê a legislação de trânsito. Com o processo de digitalização, 95% dos documentos não vão precisar de arquivamento e ficarão sob responsabilidade dos despachantes.