Servidores são afastados após desvio de R$ 3 mi em Centenário do Sul

Os recursos desviados faziam parte do caixa de uma associação municipal voltada à assistência à maternidade e infância, conforme a polícia.

Redação - 23 de junho de 2022, 08:11

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Servidores da prefeitura de Centenário do Sul e da Câmara Municipal da cidade do Norte do estado foram afastados dos cargos após desvios de R$ 3 milhões. Os recursos faziam parte do caixa de uma associação voltada à assistência à maternidade e infância, segundo a Polícia Civil (PCPR).

A polícia deflagrou uma operação nesta quinta-feira (23) para dar seguimento a investigação. São cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados e na sede da associação.

A investigação foi realizada em conjunto com o Ministério Público do Paraná (MPPR). No decorrer das diligências, a justiça impôs o afastamento temporário das funções de três servidores da prefeitura, de uma servidora do Legislativo Municipal e de quatro funcionários da entidade, além do bloqueio de bens de 11 pessoas e uma empresa.

Conforme apurado, servidores municipais seriam responsáveis por determinar ou autorizar pagamentos pela instituição a beneficiários indevidos. Voltada a prestar assistência à maternidade e infância, a entidade é custeada integralmente por recursos públicos.

Entre os crimes apurados estão peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.