Sesa confirma primeiro caso de reinfecção pela Covid-19 no Paraná

Redação

Sesa confirma primeiro caso de reinfecção pela Covid-19 no Paraná

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou nesta quarta-feira (17), a primeira reinfecção pela Covid-19 no Paraná. O caso foi registrado em uma mulher de 39 anos, residente de Curitiba.

A primeira amostra coletada aponta a infecção em 15 de junho de 2020 e a segunda em 24 de fevereiro de 2021, com ambas as coletas dando positivo após exames.

A análise por sequenciamento genômico do vírus foi feito pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), após o envio das amostras pelo Lacen (Laboratório Central do Estado).

A Fiocruz apontou que a mulher registrou a primeira contaminação pela linhagem B.1.1.28 (entre as primeiras que circularam no ano passado) e a segunda para a P.2 (variante da B.1.1.28), com um intervalo de 254 dias.

“O vírus está em franca e comunitária transmissão. Por isso, temos que continuar com os cuidados, mantendo a etiqueta respiratória, usando máscara e higienizando as mãos. Evitar sair de casa, aglomerações, mesmo quem já tomou a vacina”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A Sesa ainda registrou desde janeiro 43 casos da variante P.1 (Amazonas) e um da variante B.1.1.7 (Reino Unido), com todos em investigação epidemiológica.

LEIA MAIS: Governo do Paraná inicia distribuição de 129,2 mil doses de vacinas

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="751976" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]