Setran amplia EstaR para transversais da Avenida Iguaçu, no Água Verde

Lucian Pichetti - CBN Curitiba

Novas vagas de EstaR no Água Verde

A Superintendência de Trânsito (Setran) começa a implantar a sinalização para vagas de Estacionamento Rotativo (EstaR) no bairro Água Verde nesta terça-feira (24). A ampliação para estacionamento com duração máxima de duas horas abrange vias transversais à Avenida Iguaçu (entre as avenidas Getúlio Vargas e Silva Jardim), com início na Rua João Negrão e se estendendo até a Rua Castro Alves. As informações são da CBN.

Serão 568 vagas para veículos de passeio (até 1,8 tonelada) e 105 para motos, além de 22 vagas exclusivas para pessoa idosa e 16 para pessoa com deficiência, três vagas para ambulância e 17 para táxi. Por toda a cidade, o EstaR funciona em dias úteis das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h.

 Haverá ainda 17 vagas para carga e descarga e 35 para 15 minutos pisca-alerta – essas características da vaga valem 24 horas por dia, não somente durante o período de vigência da fiscalização do EstaR.

Como período de adaptação para a novidade nas transversais da Avenida Iguaçu, durante a semana que vem agentes de trânsito farão as devidas orientações aos motoristas que utilizarem as vagas de EstaR sem ativação dos créditos. A partir de 3 de dezembro, o condutor que estacionar no perímetro em desrespeito à sinalização receberá um aviso de infração que, se não for regularizado, pode gerar uma multa de trânsito. 

 

Avenida Sete de Setembro também com EstaR

Na quinta-feira (26) começa a implantação de sinalização de EstaR com duração máxima de 2 horas na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Cândido Xavier e a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes.

 No trecho haverá 176 vagas para veículos até 1,8 tonelada, cinco vagas exclusivas para idosos e três para pessoa com deficiência. Três vagas para carga e descarga, 26 para motos e 17 para utilização 15 minutos pisca-alerta completam o planejamento para a Sete de Setembro. 

As orientações aos motoristas que estacionam neste perímetro acontecem de 30 de novembro a 4 de dezembro, com início efetivo da fiscalização no dia 7 de dezembro.

 No município são cerca de 12,5 mil vagas de EstaR existentes, das quais 11 mil para veículos até 1,8 tonelada, 496 para carga e descarga, 645 exclusivas para utilização de idosos e 343 para pessoas com deficiência.

 

Veículo pode ser guinchado

O motorista que deixar o carro em vagas do Estacionamento Rotativo (EstaR) acima do limite de tempo permitido (dependendo da vaga, pode variar de 1h a 2h, indicado nas placas ao lado das vagas) pode ter o veículo guinchado. 

 

A infração é de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da possibilidade de remoção do veículo.

 

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="730343" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]