Setran prevê trânsito intenso com a volta às aulas nesta segunda-feira

Redação e CBN Curitiba

Detran Veículos

Os horários de pico no trânsito de Curitiba devem se concentrar em períodos mais cedo, no início da manhã, e no final da tarde, por causa do retorno às aulas nesta segunda-feira (30). A perspectiva da Superintendência de Trânsito (Setran), com base em anos anteriores, é que o tráfego de veículos seja mais intenso por volta das 7h e das 17h30, com o movimento de pais e responsáveis próximo de estabelecimentos de ensino aumentando de 30% a 40%.

Por isto, a recomendação é para que os motoristas redobrem a atenção, especialmente nas proximidades de escolas, onde aumenta a concentração de pedestres e o limite de velocidade é de 30 km/h.

A Setran orienta que, ao levar ou buscar as crianças na escola, pais e responsáveis devem respeitar a sinalização de embarque/desembarque e parar somente pelos segundos necessários para que a criança possa entrar ou sair, de modo a dar a vez para que outras famílias procedam da mesma forma.

E ainda nesta segunda, cerca de um milhão de estudantes matriculados na rede estadual de ensino do Paraná retomam a rotina escolar para início do segundo semestre letivo. As 2.150 escolas estaduais iniciaram as férias em 16 de julho. Agora, as aulas seguem até 19 de dezembro, cumprindo as 800 horas e os 200 dias letivos conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O calendário escolar pode sofrer alterações em algumas unidades, devido a feriados municipais ou situações pontuais. Estas modificações devem ser homologadas pelos Núcleos Regionais de Educação e a Secretaria da Educação. Os pais ou responsáveis pelos estudantes serão informados pelas próprias escolas.

Previous ArticleNext Article