
Motoristas e cobradores adiam greve para janeiro
Fernando Garcel
19 de dezembro de 2016, 16:07
Com rádio BandNews FM CuritibaA região de Curitiba e o Litoral paranaense podem ser atingidos por fortes temporais ao lo..
Julie Gelenski - 20 de dezembro de 2016, 13:42
Com rádio BandNews FM Curitiba
A região de Curitiba e o Litoral paranaense podem ser atingidos por fortes temporais ao longo desta terça-feira (20).
De acordo com o Instituto Simepar, os eventos são esperados a partir da tarde e podem atingir também os setores noroeste, norte e norte pioneiro, onde há risco de estragos considerando que a chuva chegou com força ainda no fim de semana.
O motivo da virada no tempo é a combinação de um fluxo de ar quente e úmido que vem de áreas mais tropicais do país, com uma frente fria que avança pelo mar na altura do Sul do Brasil. É o que explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar: "O tempo deve ficar bastante instável entre hoje e amanhã. Esse tempo abafado também ajudam na formação das nuvens de chuva, que são aquelas nuvens de tempestade que a gente conhece".
Não apenas essas regiões paranaenses devem registrar instabilidades à tarde, mas o Estado como um todo. A diferença é que em outros pontos a tendência é apenas para pancadas fortes que dificilmente vão evoluir para tempestades. " No norte, onde as temperaturas chegam perto dos 30 graus ao meio dia, as chuvas podem acontecer mais cedo. Já na capital que a temperatura sobre mais de vagar, as tempestades onde ficar mais para o fim da tarde. Não vai refrescar tanto o calor, porque essa massa de ar passa mais pelo litoral, então será mais sentida no litoral. No continente deverá ficar mais esse ar quente e úmido", explica Jacóbsen.
Para os próximos dias, a indicação do Simepar é de um cenário tipicamente de verão, com calor e tempo abafado e chuva a partir do fim da tarde. Essa é a projeção, inclusive, para o próximo sábado (24), véspera de Natal, quando os termômetros em Curitiba devem chegar aos 26 graus e aos 32 nas praias.