Previsão traz possibilidade de neve e geada no PR, SC e RS

 O Sul do Brasil poderá ter neve no próximo fim de semana, de acordo com o Instituto Climatempo.  Uma grande..

Jordana Martinez - 17 de agosto de 2016, 16:30

 

O Sul do Brasil poderá ter neve no próximo fim de semana, de acordo com o Instituto Climatempo.  Uma grande e forte frente fria promete mais chuva, mais vento e uma intensa massa de ar frio, de origem polar, que vai fazer o Brasil voltar a sentir o frio de inverno.

Os mapas mostram a simulação da neve feita pelos computadores. A possibilidade de nevar vem sendo confirmada diversas vezes desde o dia 15 de agosto.  Enquanto ar polar esfria a atmosfera, o ciclone extratropical da frente fria garante a suprimento de umidade para a formar as nuvens que poderão provocar a neve.

A previsão é que a neve caia durante o domingo, 21 de agosto, sobre áreas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há possibilidade de nevar várias vezes durante o dia, desde a madrugada do domingo.

Na segunda-feira não haverá mais condições para a formação de nebulosidade. O frio será intenso e o céu fica quase sem nuvens permitindo a ocorrência de geada generalizada sobre a Região Sul. Pode  voltar a gear na Grande Porto Alegre e na Grande Curitiba.

Neste ano já tivemos três eventos de neve no Sul; em 27 de abril, 10 de junho e em 17 de julho.

 

Paraná

De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Instituto Meteorológico Simepar, no Paraná as condições mais favoráveis para neve seriam na próxima segunda-feira (22), "mas ainda está muito longe para confirmar esse tipo de previsão", afirmou em entrevista ao Pananá Portal.

Por enquanto o alerta é para chuvas e vendavais na maior parte do estado. A previsão é de granizo e ventos fortes até sábado. Na segunda-feira (22), as temperaturas caem e a mínima em Curitiba deve ficar em zero grau.

O volume de chuva esperado nesses quatro dias para Curitiba deve ser de 70 milímetros, quase o esperado para todo o mês de agosto. Segundo o meteorologista Samuel Braun, nos próximos dias o tempo fica instável, mas sem tempestades. "Essa frente que chegou vai ficar com o eixo parado no oceano aqui na altura do Paraná. Então nos próximos dias vai manter uma condição de instabilidade... Na sexta-feira a chuva deve ganhar um pouco mais de força e o sábado teremos um declínio mais acentuado nas temperaturas", afirmou em entrevista à BandNewsCuritiba.

No interior, a chuva deve ultrapassar os 100 milímetros entre hoje (quarta) e sábado, principalmente na região central e dos Campos Gerais.

Com o rápido deslocamento da frente fria sobre o Paraná, há previsão de rajadas de vento forte nesta quarta-feira, principalmente na metade sul do Estado. Esse é o segundo alerta meteorológico desta semana.

Na segunda-feira (15), uma frente fria atingiu o estado vindo do oeste e houve registro de ventos de até 86 km/h. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, equipes da prefeitura tiveram que cortar árvores que caíram e entregaram lonas para moradores.