Semana deve ser gelada, com alerta de ressaca no Litoral

Fernando Garcel e Simone Giacometti

Os termômetros marcaram 16ºC no fim da tarde desta quarta-feira (15) e a garoa fina afastou os frequentadores do Parque Barigui, em Curitiba.

Quem teve que encarar a espera pelo ônibus, caprichou no agasalho. O estudante Cleverson Ramos estava de jaqueta e touca.  Mas não esperava a garoa fina e insistente. Deixou em casa o guarda-chuva. “Parece inverno, eu achei que não fosse esfriar tanto, muito menos que a garoa fosse engrossar. Peguei a jaqueta e achei que nem ia usar, mas agora já coloquei até a touca”, contou ele.

A vendedora Paula de Souza também tirou do armário as roupas quentes.  “Eu costumo ver como vai ser a temperatura no dia seguinte e me preparo para não passar frio. Esses minutos que preciso esperar até o ônibus chegar, com esse vento, parecem uma eternidade”, disse ela.

E de acordo com a previsão do Simepar para os próximos dias, as temperaturas devem baixar ainda mais.   A massa de ar frio que atua sobre a região Sul do país deixa a temperatura estável e são esperados chuviscos entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.  Em Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, a temperatura mínima prevista é de 11ºC. A temperatura máxima na capital não deve passar dos 18ºC e em Maringá 24ºC.

Também no Litoral, uma ressaca deve deixar o mar agitado. A Marinha emitiu um alerta válido para a faixa litorânea entre Florianópolis (SC) e Arraial do Cabo (RJ). O fenômeno ocorre devido a um sistema de baixa pressão que pode causar ventos de até 60 km/h no mar, com ondas de até 2,5 metros de altura.

Nesta quinta (16), a circulação de ventos de sudeste mantém a condição de chuviscos e chuva fraca durante o dia na Serra do Mar e nas praias. Há condições para a formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã. Confira a previsão para quinta-feira:

Na sexta-feira, há previsão de chuva isolada também na região norte do Paraná. As condições climáticas se mantém até, pelo menos, a próxima segunda-feira.

Confira como fica o tempo na sua região, no site do Simepar. 

Previous ArticleNext Article