Site “CADÊ Paraná”, que reúne informações sobre a infância e adolescência, é relançado nesta terça

O Paraná ganha, a partir desta terça-feira (28), uma nova base de dados sobre a infância e a adolescência nos 399..

Ana Flavia Silva - BandNews FM Curitiba - 28 de maio de 2019, 07:05

Foto: Marcello Casal Jr. / ABr
Foto: Marcello Casal Jr. / ABr

O Paraná ganha, a partir desta terça-feira (28), uma nova base de dados sobre a infância e a adolescência nos 399 municípios do Estado. O site CADÊ Paraná vai ser relançado com uma interface mais interativa e dinâmica – para facilitar o acesso a informações sobre cidadania, demografia, economia, educação, habitação, justiça, legislação e saúde do público infanto-juvenil.

O objetivo é dar visibilidade para as diferentes realidades vividas no Estado, numa adaptação do projeto CADÊ Brasil, que traz informações em nível nacional. "A proposta é facilitar o acesso, que seja fácil de entender. A ideia é deixar tão acessível os dados que novas políticas públicas surjam a partir disto. " afirma o porta-voz do Centro Marista de Defesa da Infância, idealizadora da iniciativa, Gustavo de Queiroz.

Os dados são obtidos a partir de levantamentos de departamentos de estatística, como o IBGE e outras fontes oficiais, como INEP, DATASUS e TSE. O site existe desde 2016, mas agora a plataforma foi repaginada, com a intenção de tornar as informações mais acessíveis. "Antes os dados estavam disponíveis apenas em tabelas, o que dificultava a compreensão. Agora tem outras ferramentas para simplificar. Também municipalizamos os dados para que os gestores públicos possam ter acesso por cidade e criar medidas específicas." diz o Queiroz.

O site reúne estatísticas de 80 indicadores sociais oficiais do Brasil sobre direitos de crianças e adolescentes no Paraná. Há ainda informações sobre a quantidade de equipamentos públicos por cidade – levantamento feito em parceria com o Ministério Público do Paraná (MPPR) e que permite saber, por exemplo, quantos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existem em cada município do Estado.

Além de compilar os dados, o site também vai organizar dossiês e produzir informes periódicos temáticos em parceria com organizações civis que ajudem a fazer análises qualitativas das informações.

O novo site do CADÊ Paraná vai ser lançado oficialmente nesta terça-feira (28).  As informações poderão ser acessadas na página cadeparana.org.br.