UFPR alerta servidores contra golpe em site fraudulento

Redação

ufpr site golpe

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) emitiu um aviso na tarde desta sexta-feira (21) para um golpe pela internet. Um site fraudulento, que usa um layout similar ao Portal do Servidor, tenta obter dados pessoais. A principal diferença entre a página é o endereço: o site oficial é “.gov” enquanto o site do golpe usa “.org”.

A página aparece entre resultados do Google e de outro sistema de buscas. Além de login e senha do usuário, o site pede dados bancários. Na página ainda é possível acessar a folha de pagamento, verificar a situação de férias e até mesmo pedir empréstimos consignados, o que aumenta o risco de fraudes para quem entra no endereço incorreto sugerido pelos buscadores.

Por fim, a Progepe orienta que os servidores docentes e técnicos, ativos e inativos, acessem a página pelo site oficial. Em caso de dúvidas, os servidores devem entrar em contato com a TI  dapró-reitoria ou com a central de atendimento.

ALERTA DE OUTRO GOLPE

Nesta semana, a PCPR (Polícia Civil do Paraná) alertou para outro golpe na internet. O usuário recebe um e-mail dizendo que existe um Boletim de Ocorrência registrado em nome do destinatário do e-mail e pede para que ele clique num link e informe os seus dados para poder descobrir onde comparecer para verificar a procedência do BO. Ao clicar no Link a pessoa pode ter os números do cartão e senhas roubados.

A polícia ainda informa que este tipo de crime é comum e enquadrado como estelionato. Os golpistas se utilizam do nome de delegacias e órgãos públicos para obter as informações da vítima e ressalta que nenhum dado pessoal deve ser compartilhado por esse tipo de e-mail.

Previous ArticleNext Article