SJP está entre cinco cidades brasileiras para testar plano de enfrentamento a crimes violentos

A cidade de São José dos Pinhais (SJP), na Região Metropolitana de Curitiba, está entre os cinco municípios brasileiros ..

Francielly Azevedo - 16 de maio de 2019, 07:05

Foto: Prefeitura de SJP
Foto: Prefeitura de SJP

A cidade de São José dos Pinhais (SJP), na Região Metropolitana de Curitiba, está entre os cinco municípios brasileiros escolhidos para testar o "Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta", que pretende reduzir os crimes violentos nas cidades com maiores índices de homicídios. A confirmação foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta quarta-feira (15).

Em março, o secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, esteve em Curitiba e anunciou o projeto.

Uma cidade de cada região foi selecionada tendo em vista os índices do Sistema Nacional Estratégico de Segurança Pública (Sinesp). Completam a lista: Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE) e Cariacica (ES).

Conforme os dados do Sinesp, São José dos Pinhais possui uma taxa de homicídio de 40,18 mortes por 100 mil habitantes.  Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) aponta que, entre janeiro e março de 2019, o município teve nove mortes por homicídio doloso e um latrocínio. Com base nisso, São José dos Pinhais é considerada a cidade mais violenta da Região Sul.

O projeto-piloto prevê a atuação conjunta de policiais federais, rodoviários federais, policiais civis e militares. A ideia é integrar as forças de segurança federais e estaduais.