Sobe para 50 o número de escolas ocupadas no Paraná

Jordana Martinez


Por Júlio Cesar Lima

Os estudantes de ensino médio do Paraná continuam se mobilizando contra a reforma proposta pelo presidente Michel Temer e ocuparam na madrugada desta sexta-feira (7) o Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado, com mais de cinco mil alunos matriculados. Além dele, outros 49 colégios situados em 15 cidades, incluindo a capital.

As ocupações tiveram início na quarta-feira (5) e outros pontos deverão ser ocupados. O governo estadual ainda não se manifestou oficialmente sobre a manifestação. Os alunos protestam contra a Medida Provisória do governo federal que estende o período para integral e ao mesmo tempo congela os investimentos na Educação.

Segundo Vinícius Prado, que trabalha no CEP, os estudantes ainda avaliam os primeiros dias do movimento. “Estamos colaborando com alimentação, um apoio logístico e as lideranças têm feito assembleias com todos os envolvidos”, comentou.

Já a União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UPES), divulgou uma nota oficial de apoio aos estudantes. “A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas sempre pautou e defendeu a reforma do ensino médio. Porém, no dia 22 de setembro todos os estudantes foram pegos de surpresa com a medida provisória imposta por Michel Temer, que reforma o ensino médio. Uma reforma limitada e que não nos representa. O projeto visa excluir as disciplinas de filosofia, sociologia, artes e educação física do currículo obrigatório das escolas, tornando-as matérias optativas. A proposta tem sido veementemente refutada pelo movimento estudantil, que discorda do projeto autoritário que pretende eliminar o pensamento crítico das instituições de ensino”, diz a entidade.

Tão logo começaram as ocupações, o governador Beto Richa chegou a afirmar que todos os estudantes deverão ser ouvidos. “Desde já, eu quero garantir que todas as disciplinas serão mantidas. Prestem atenção: todas as disciplinas oferecidas hoje serão mantidas”, concluiu.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="390019" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]