Superlua poderá ser observada do Parque de Vila Velha

Fernando Garcel


Com BandNews FM Curitiba

A caminhada noturna pelo Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ficará ainda mais especial pois será iluminada pelo fenômeno da superlua, que vai ocorrer durante o feriado prolongado da Proclamação da República.

O percurso é monitorado e acontece das 18h às 22h. A gerente do parque, Marilda Seixas, conta que o que mais chama atenção na caminhada é a iluminação natural proporcionada pela lua. “A trilha é toda calçada e tem por volta de cinco quilômetros. A Lua fica muito grande, muito bonita, então o parque fica todo escuro e aquela lua maravilhosa e grande iluminando todo o percurso”, conta.

Para garantir a participação é necessário fazer o agendamento prévio pelo e-mail: agendamento@paranaprojetos.pr.gov.br. A caminhada noturna se estende por aproximadamente cinco quilômetros, em uma estrada asfaltada seguida por uma trilha sem muitos obstáculos. É recomendado que os visitantes usem calçado apropriado  e levem cantil ou garrafa com água, capa de chuva, repelente e lanternas. Em caso de chuva, o passeio é cancelado com até três horas de antecedência. A comunicação é feita por telefone e e-mail.

O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de três mil hectares e diversas atrações, entre elas os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada. O parque fica no km 515 da BR-376.

Durante o feriado o local abre para visitas das 8h30 às 17h30, com entrada permitida até às 15h30. Os ingressos custam R$ 25.

Previous ArticleNext Article