Geral
Supostos ataques cibernéticos colocam órgãos públicos e universidade em alerta

Supostos ataques cibernéticos colocam órgãos públicos e universidade em alerta

Supostos ataques cibernéticos. Grupo Marista, Pontifícia Universidade Federal do Paraná (PUC), Urbanização de Curitiba (Urbs), Tribunal de Justiça e Hospital Marcelino Champagnat.

Redação - sexta-feira, 25 de março de 2022 - 15:23

Grupo Marista, Pontifícia Universidade do Paraná (PUC), Urbanização de Curitiba (Urbs), Tribunal de Justiça e Hospital Marcelino Champagnat, são alguns dos órgãos públicos e instituições de ensino e hospitalar que estariam sendo vítimas de ataques cibernéticos nos últimos dias no Paraná. Vários serviços foram prejudicados pelas ações criminosas. 

Em relação ao Grupo Marista, a direção explicou que “houve, sim, incidente cibernético em sua rede, mas que não procedem as informações que circulam mas redes sociais, informando, através de documento – comunicado – falso, que teria sido vítima de ações provenientes de células russas, entre elas a chamada “Pravda”.

Em nota, o Grupo Marista afirma que foi vítima de um incidente cibernético que deixou parte dos sistemas indisponíveis. Imediatamente após detectar indícios de ameaça, os times de especialistas fizeram bloqueios preventivos à ação e seguem restabelecendo gradualmente os sistemas. Foi realizada uma profunda investigação interna que demonstrou que não existe qualquer evidência de acesso e exposição de dados. A operação segue acontecendo com as adaptações necessárias para o momento, sem prejuízo na prestação de atendimento de saúde e serviços educacionais.

Reportagem da rádio BandNews explica que a percepção geral é de que ataques como esses estão se tornando mais frequentes. O especialista em gestão de riscos e cibersegurança, Jeferson D’Addario, CEO do Grupo DARYUS, disse em entrevista ao repórter Angelo Sfaier que os ataques virtuais podem ou não estar relacionados a vantagens financeiras. Essas ações podem ter um efeito imediato, ou preparar um ataque futuro.

Segundo ele, um dos tipos de ação é o ataque de negação de serviços, conhecido pela sigla DDoS (dê-dê-ó-ésse). Nesse caso, o sistema interno não é invadido, mas se torna inválido por meio da sobrecarga artificial do servidor. Programas e “robôs” simulam milhões de acessos simultâneos, criando requisições impossíveis de serem processadas. 

O atual contexto geopolítico, com a Guerra na Ucrânia, evidencia como os ciberataques ganharam protagonismo nas últimas duas décadas, especialmente nos anos mais recentes. Consultor em gestão de risco, Jeferson D’Addario afirma que é necessário investimento público e privado em Segurança da Informação. Estados e empresas estão cada vez mais sujeitos aos ciberataques, que movimentam anualmente centenas de bilhões de dólares: Segundo ele, mecanismos criados para defender a informação dos cidadãos são usados por criminosos para chantagear empresas.

A Urbs informou que o site ainda apresenta instabilidades e que as equipes de tecnologia trabalham para restabelecer o site. O serviço de bilhetagem não foi afetado.

A PUC também emitiu nota: “Informamos que, em decorrência de um incidente cibernético, nossos sistemas operacionais encontram-se temporariamente indisponíveis. Assim que o problema foi detectado, foram iniciados procedimentos preventivos e de apuração e, desde então, nossas equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível. Na Universidade todas as aulas presenciais estão acontecendo normalmente, bem como os cursos on-line ministrados em ambientes virtuais de aprendizagem. Foi criado também um canal de comunicação especial para atender às principais demandas dos estudantes durante o período”.

O Hospital Marcelino Champagnat também explicou através da seguinte nota: “Informamos que, em decorrência de um incidente cibernético, nossos sistemas operacionais encontram-se temporariamente indisponíveis. Assim que o problema foi detectado, foram iniciados procedimentos preventivos e de apuração e, desde então, nossas equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível. No Hospital Marcelino Champagnat o atendimento a pacientes está sendo realizado sem prejuízo ao cuidado.

Compartilhe