Surto de meningite suspende aulas no interior do Paraná

Jordana Martinez


Redação com Portal de Umuarama

Alunos de escolas públicas do município de Santa Cruz de Monte Castelo, no interior do Paraná, tiveram as aulas suspensas, a partir desta quarta-feira (17), por conta do surto de meningite viral. O prefeito da cidade, Fran Boni, publicou o alerta em um vídeo nas redes sociais.

“Nós estamos passando por alguns casos sucessivos de meningite… semana passada tivemos três casos em um único Cemei, ontem tivemos mais dois casos confirmados e hoje tivemos a confirmação de mais um caso. São todos casos de meningite viral e, baseado nisso, a decisão que nos cabe é a suspensão das aulas”, divulgou.

São pelo menos oito casos confirmados da doença, sendo que um paciente está internado. Entre os doentes, há crianças e uma mulher grávida. Outros três casos ainda são considerados suspeitos.

A meningite viral não tem vacina; entre as medidas de prevenção está o hábito lavar as mãos e evitar o contato próximo com pessoas infectadas. É uma doença grave que provoca sintomas como dor de cabeça forte, febre e rigidez do pescoço, devido à inflamação das meninges, que são o tecido que envolve o cérebro e a medula.

A doença é considerada grave, mas o tratamento é mais fácil do que na meningite bacteriana.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde o início do ano foram registrados 945 casos de meningite no Paraná; 588 causadas por vírus.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.