Tapetes de Corpus Christi reúnem milhares de pessoas pelo Paraná

Francielly Azevedo

Corpus Christi programação

A tradição, que veio para o Brasil com os imigrantes portugueses no período colonial, passa de pai para filho. Muitas famílias esperam ansiosas pela confecção do tapete de Corpus Christi. Serragem colorida, pó de café, flores e até sal grosso vão tomando forma nas ruas espalhadas pelo Paraná. A verdadeira obras de arte é construída para passagem do Santíssimo Sacramento.

Símbolos como a hóstia, pão, cálice, o Espírito Santo, peixes e os santos da Igreja Católica estão entre os principais desenhos retratados nos tapetes de Corpus Christi. São os próprios fiéis os responsáveis pela confecção.

Foto: Angelo Sfaier – BandNews FM Curitiba

Em Curitiba, todas as paróquias se reúnem para montagem do tapete estendido no chão desde o entorno da Praça Tiradentes, na Rua Barão do Serro Azul, descendo pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

Depois disso, é celebrada uma missa na Catedral, presidida pelo arcebispo dom José Antônio Peruzzo, e em seguida os centenas de fiéis partem em procissão no entorno da obra, que chega a ter quase dois quilômetros de comprimento.

Em Guarapuava, na região central, 13 paróquias reúnem-se na Praça da Fé, local que já é usado para diferentes eventos religiosos e culturais na cidade. O mesmo acontece em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, onde as comunidades e pastorais da Igreja se reúnem para, juntas, confeccionarem o tapete, que tem aproximadamente três quilômetros de extensão.

Foto: Lucian Pichetti – CBN Curitiba

Um dos principais símbolos arquitetônicos do Paraná, a Catedral de Maringá também estará ornamentada para receber a festa de Corpus Christi. Os tapetes ficarão no entorno da praça, mas as outras comunidades do município farão sua celebração de forma independente. O mesmo acontece em Londrina e em cidades menores do Estado, em que cada paróquia é responsável pelas procissões e celebrações.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="632978" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]