Taxistas bloqueiam ruas em protesto contra Prefeitura de Curitiba

Francielly Azevedo

Dezenas de taxistas protestam no entorno da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, próximo ao prédio da Prefeitura de Curitiba, na manhã desta terça-feira (20). De acordo com o Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditaxi-PR), os profissionais fazem a manifestação contra a administração municipal, que não estaria cumprindo a Lei Federal 13.640/2018. A legislação trata da exclusividade do município para regulamentar e fiscalizar serviços de transporte remunerado por aplicativos.

Por meio de nota, o Sinditaxi afirma que foram diversas tentativas, sem sucesso, de sensibilizar a prefeitura em relação ao tema. Segundo a categoria, os veículos de aplicativos não passam por nenhuma inspeção e o cadastramento é feito pela plataforma privada, enquanto a lei exige que o cadastramento seja exclusivo do município.

Também por meio de nota, a Urbs informou que “a regulamentação do transporte compartilhado por aplicativos foi feita em Curitiba em 2017, antes mesmo da legislação federal do tema. Empresas e motoristas são obrigados a cumprir uma série de regras que visam garantir a qualidade e a segurança do serviço, como cadastramento de veículos e motoristas, apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais, entre outras”.

Além disso, “após a publicação da lei federal (13.670), o município fez adaptações às regras municipais, alinhando-as com as normas estabelecidas. Foram alterados, por exemplo, itens sobre compartilhamento de dados dos motoristas, idade dos veículos e emplacamento”.

A Urbs reforça que “estuda novas alterações, com vistas ao aprimoramento contínuo da regulação e fiscalização do setor. O município também mantém diálogo aberto com os taxistas, cujos representantes foram recebidos recentemente por uma equipe de secretários e técnicos”.

Por fim, diz que “o município reconhece a importância da categoria e dos serviços prestados pelos taxistas e trabalha para a coexistência pacífica entre serviços que são complementares entre si e que contribuem tanto para ampliar a oferta aos usuários quanto para o desenvolvimento econômico da cidade”.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.