TCE alerta para agravamento da crise econômica nos municípios do Paraná

Fábio Buchmann - CBN Curitiba

crise econômica, municípios, paraná, tce, tribunal de contas do estado, covid-19, curitiba

As prefeituras das oito maiores cidades do Paraná reduziram substancialmente a realização de processos administrativos ligados à atividade econômica, como a expedição de licenças e alvarás neste período de pandemia.

É o que revela levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que comparou dados produzidos pelos municípios entre maio e junho de 2020 com aqueles apresentados no mesmo período do ano passado.

O maior impacto foi percebido na emissão de alvarás comerciais, que registrou queda de 42%. Em seguida, vem a redução de 38% nas análises de projetos de construção e a diminuição de 28% na liberação de licenças ambientais.

Os dados são relativos a nove tipos de processos conduzidos pelos municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Colombo.

Segundo o TCE, os números refletem diretamente o agravamento da atual crise econômica, intensificada pela pandemia do novo coronavírus.

Os dados também demonstram as dificuldades que os municípios estão enfrentando para a reorganização de suas estruturas administrativas e o eficiente atendimento ao cidadão no presente contexto, de acordo com o órgão.

Previous ArticleNext Article