TCE-PR recomenda passaporte da vacina para festas de fim de ano

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná) publicou recomendação às 399 prefeituras do Estado para adotarem o passaporte da..

Jorge de Sousa - 29 de dezembro de 2021, 17:56

Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná) publicou recomendação às 399 prefeituras do Estado para adotarem o passaporte da vacina contra a Covid-19 para as festas públicas de fim de ano e Carnaval.

Dessa forma, o órgão faz a sugestão que todos os participantes desses eventos tenham que apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O TCE-PR justifica a proposta como forma de evitar a propagação da Covid-19, em especial pela variante Ômicron.

Vale lembrar que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu de forma favorável para que governos estaduais e municipais tenham a autonomia de exigirem o passaporte vacinal para o ingresso em espaços públicos.

Algumas prefeituras como Matinhos e Guaratuba, ambas no Litoral do Paraná, já confirmaram que irão realizar as festas de fim de ano e Carnaval.

Além da recomendação para o passaporte da vacina, o TCE-PR ainda recomendou para as prefeituras do Paraná que intensifiquem estratégias para motivar a população que ainda não se imunizou contra a Covid-19 realizar o procedimento.

O órgão aponta que essas estratégias podem contar com visitas residências e uso da telefonia para atuar nessa tarefa de convencimento da população não imunizada.

LEIA MAIS: Paraná distribui mais 79 mil vacinas contra a Covid-19