Defesa Civil emite alerta para a possibilidade de tempestade e granizo em Curitiba

Redação

tempestade, ventos fortes, granizo, curitiba, alerta, defesa civil, inmet, chuva

A Defesa Civil de Curitiba emitiu alerta para a possibilidade de tempestade, ventos fortes e chuva de granizo na capital. O aviso é válido entre segunda (16) e terça-feira (17).

Conforme avaliação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o acumulado de chuva pode chegar a 50 mm/dia.

Diante desse cenário, a recomendação é para que a população evite sair de casa até amanhã (17). “Remarque compromissos que podem ser adiados e espere a tempestade passar”, diz o coordenador da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro.

De acordo com o órgão, a prioridade é proteger os cidadãos. Em caso de tempestade, ventos fortes ou o granizo, a orientação é para que os motoristas estacionem os carros em locais seguros e busquem abrigos.

Não é recomendável aguardar a intempérie passar debaixo de árvores ou postos de gasolina, que costumam ter a estruturas frágeis.

“Se não conseguir estacionar imediatamente, o ideal é dirigir em velocidade moderada para ter tempo de reação e não sofrer nem causar acidentes. E se estiver a pé, procure entrar em um estabelecimento ou lugar com proteção mais segura”, acrescenta Ribeiro.

Permanecer próximo de árvores também é arriscado, diante da possibilidade de um grande galho ou da própria árvore cair, ferido os ocupantes. Além disso, locais como esse podem atrair raios e descargas elétricas.

CHUVA DE GRANIZO E RAIOS

Havendo possibilidade de raios, a recomendação é que o cidadão desligue todos os equipamentos eletrônicos que estiverem na tomada. Isso evita que picos de energia danifiquem ou queimem os eletrodomésticos.

Além disso, se precaver dos picos de energia evita curtos-circuitos e possíveis incêndios.

De acordo com a Defesa Civil de Curitiba, durante a tempestade é recomendável que as pessoas evitem usar celulares, computadores, telefones fixos, batedeiras, liquidificadores e outros equipamentos eletrônicos, principalmente quando ligados na tomada.

Em caso de emergência relacionada a tempestade, ventos fortes ou o granizo, a Defesa Civil de Curitiba tira dúvidas, fornece informações e realiza atendimentos de emergência, como alagamentos, por meio do telefone 199.

Para o fornecimento de lona, a Guarda Municipal atende no telefone 153. Para resgates, a recomendação é o 193, do Corpo de Bombeiros. Para quedas de árvores, a Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura atende pelo 156.

Previous ArticleNext Article