Inmet emite alerta para tempestade e granizo no Paraná nesta quinta-feira

Vinicius Cordeiro

tempestade granizo paraná inmet santa catarina

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para tempestade e granizo em uma faixa do Paraná, que inclui Curitiba, e grande parte de Santa Catarina. O aviso vale da 00h até às 23h59 desta quinta-feira (19).

A chuva deve ficar entre 50 e 100 milímetros por dia, enquanto os ventos vão variar entre 60 e 100 km por hora. 

Com o alerta, há possibilidade de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

Conforme o Inmet, as tempestades devem atingir a região de Curitiba, o Litoral, os Campos Gerais, o Sudoeste e o Sul do Paraná. Em Santa Catarina, as tempestades devem ficar no Oeste, Planaltos Norte e Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e o Meio-Oeste Catarinense. Confira no mapa:

Alerta de tempestade no Sul do país. (Reprodução / Inmet)

TEMPO NO PARANÁ

Em Curitiba, nos Campos Gerais e no litoral sul do Paraná, o tempo já virou nesse início de tarde. O forte calor e o céu ensolarado deu lugar às nuvens carregadas e a primeira pancada de chuva marcou presença.

A estimativa do Simepar para a capital paranaense é que 7 milímetros de chuva caiam nesta quarta (18). As temperaturas devem variar enter 16ºC e 25ºC.

Entretanto, o quadro é de piora nos próximos dias. A capital paranaense não deve superar os 20ºC no final de semana. Para piorar, a chuva na sexta-feira (20) deve ser de 23 milímetros.

Já no Norte do estado, a situação é mais tranquila. Londrina, Maringá, Apucarana, Paranavaí e Jacarezinho devem ter máximas girando na casa dos 30ºC.

Previsão do tempo para essa quinta-feira (Reprodução/Simepar)

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Em caso de rajadas de vento durante a tempestade, o Inmet orienta que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores pelo risco de queda e descargas elétricas. O estacionamento de veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda também é uma medida segura.

Por fim, o Instituto ainda recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Para mais informações, em qualquer urgência, é possível ligar para a Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).

AVISOS DO INMET

O Inmet classifica seus avisos de quatro formas. A cor verde quer dizer que nenhum fenômeno está previsto. Já a cor amarela representa perigo potencial.

Por fim, a cor laranja apresenta perigo, enquanto a cor vermelha significa ‘grande perigo’.

Previous ArticleNext Article