Temporais já derrubaram 237 árvores em Maringá

Andreza Rossini


Repórter Eduardo Xavier do Metro Maringá

Todo temporal, a população de Maringá, no noroeste do estado, fica em alerta por causa do risco de queda de árvores sobre casas, automóveis e nas ruas.

Neste ano, 237 caíram por causa da chuva e vento, o que corresponde a uma média de quase uma árvore por dia, segundo a Defesa Civil. Só na quarta, quinta e sexta-feira da semana passada, quando índice pluviométrico somou cerca de 70 milímetros, 118 árvores foram ao chão. “Foi o maior temporal do ano”, disse Adilson Costa, coordenador da Defesa Civil.

O vento mais forte foi registrado na quarta-feira, de 80 km/h, de acordo com o Simepar. Cinco residências e carros foram atingidos por árvores e cabos da rede de energia elétrica se romperam. Na sexta-feira, por exemplo, uma árvore caiu sobre seis veículos em um estacionamento de um restaurante na Rua Joaquim Nabuco, na Zona 4. Na última segunda-feira, conforme ainda a Defesa Civil, 15 árvores caíram, três delas em residências. O vento mais forte foi de 52 km/h e choveu um total de R$ 74 milímetros.

Outubro tem índice pluviométrico médio de 149 milímetros e fechou com 270 milímetros em 2017. “Tivemos muito trabalho na semana passada e na segunda-feira. Fizemos 312 atendimentos e são cinco pessoas para tomar conta de tudo. Tudo aquilo que engloba risco à vida tem atuação da Defesa Civil”, afirmou Costa.

De acordo com dados da Semusp (Secretaria de Serviços Públicos), de janeiro até ontem, foram feitas 3 mil remoções de árvores condenadas que possuem avaliações de engenheiros agrônomo ou florestal do órgão. No ano passado inteiro, a soma foi de 1.082. Na fila para execução do serviço estão 12.220 pedidos. Deste total, 3.017 passaram por avaliação técnica da secretaria. Conforme a Semusp, a diminuição da área permeável é um dos principais fatores que levam ao apodrecimento da raiz da árvore. Na área central, o espaço deve ser de 1m20 x 2m40. Nos bairros existem as calçadas ecológicas.

 

Previous ArticleNext Article