Temporal afetou energia elétrica de 300 mil imóveis paranaenses

Fernando Garcel


O forte temporal que atingiu o leste paranaense no fim da madrugada deixou milhares de imóveis sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira (26). Ao todo, cerca de 300 mil unidades consumidoras foram afetadas em todo o Estado; 70 mil somente em Curitiba.

De acordo com a Copel, equipes da companhia trabalham em reparos emergenciais desde às 5 horas.

Entre as cidades mais afetadas pelo temporal estão Guaraqueçaba, no litoral, e Quitandinha, Mandirituba e Tijucas do Sul, na região da capital. Segundo a companhia elétrica, mais de mil servidores, entre eletricistas e técnicos, trabalham para restabelecer o fornecimento de energia. A expectativa é a de que a situação seja normalizada até o fim do dia.

> Com ventos de 81 km/h, chuva forte causa estragos em Curitiba e região

Na cidade de Apucarana, no norte do Paraná, o vento atingiu 93 km/h. Guaratuba, no litoral, registrou rajadas de 79 km/h , e na capital o vendaval bateu os 81 km/h . Diante disso, muitas árvores foram derrubadas; uma delas sobre uma casa da rua Joanita Bernett Passos, no bairro Boqueirão, segundo o ouvinte Rafael Sidnei de Souza.

A chuva também deixou vários bairros sem água na capital, além de Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais, na região metropolitana. A normalização do abastecimento está prevista para o início da tarde. Em Curitiba, os bairros mais prejudicados foram Augusta, Bigorrilho, Botiatuvinha, Campo Comprido, Cidade Industrial, Mossunguê, Orleans, Riviera, Santo Inácio e São Braz.

Temporal no Paraná

De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), a forte chuva foi causada por frente fria que avança pelo Paraná. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, esse sistema se deparou com um ambiente que contribuiu para a formação de tempestades no Estado.

Ações para prevenir desastres naturais são reforçadas no Paraná

“O volume mais intenso foi no oeste do Estado, com picos em Foz do Iguaçu e Cascavel. A frente fria está bastante ativa, encontrou um ambiente bastante favorável”, declarou o especialista.

Próximos dias

A chuva continua ao longo do dia em diferentes níveis dependendo da região do Paraná. Por outro lado, conforme o meteorologista do Simepar, ela vai embora ainda hoje. “Durante a noite, a gente vai encontrar um ambiente seco com tempo estável”, disse.

Depois da chuva, os paranaenses vão encontrar frio intenso. Segundo o Simepar, a região de Curitiba deve registrar temperaturas de 9ºC. Os municípios do Sul do Paraná devem registrar temperaturas abaixo de 5ºC e há possibilidade de geadas.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="427203" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]