Temporal em Foz do Iguaçu reforça alerta ao resto do Paraná sobre os ventos de ciclone

Redação

temporal foz do iguaçu curitiba tempo ciclone curitiba paraná ventos

Um forte temporal em Foz do Iguaçu nesta terça-feira (30) causou diversos estragos por toda a cidade. Foram registradas quedas de árvores, sendo que algumas caíram sobre veículos. Esse é um dos sinais para o temporal que deve atingir Curitiba e todo o Paraná ainda hoje graças aos fortes ventos causados por um ‘ciclone bomba’.

No início desta tarde, a Defesa Civil de Curitiba emitiu alerta para que as pessoas evitem sair de casa. Segundo a prefeitura, os ventos fortes podem provocar estragos e acidentes. No Centro da capital, já há relatos de quedas de árvores.

O principal problema desse temporal são as rajadas de ventos. Segundo o Simepar, o maior vento registrado de Foz do Iguaçu foi de 62,4 km/h (quilômetros por hora). Já em Curitiba, os ventos estão variando entre 60 e 65 km/h.

“Rajada é essa variação rápida, como se fosse um soco forte”, explica o meteorologista Reinaldo Knaub, do Simepar (Sistema Metereológico do Paraná.

Nesse cenário, o Simepar e a Defesa Civil alertam que os ventos podem chegar a 100 km/h em Curitiba e em outras regiões do Paraná, como o Centro Sul.

“Esse vendaval está forte. O centro do ciclone é sobre o Rio Grande do Sul e Uruguai. É bastante intenso e acaba prejudicando, afeta o Paraná. É uma área de baixa pressão, onde as linhas de pressão vão decaindo. Quando elas diminuem muito rápido, tanto em tempo e espaço, gera muita rajada de vento”, completa o meteorologista.

CICLONE ATINGE O PARANÁ E CAUSA TEMPORAL

O ‘ciclone bomba’ é comum no inverno, porém, ocorre com mais frequência no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos. No Atlântico Sul, é mais comum na costa da Argentina ou no cinturão de baixa da Antártida. Contudo, ele atinge hoje o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

Após a passagem do ‘ciclone bomba na região Sul, a consequência serão as quedas de temperaturas. No Paraná, há previsão de geada e temperatura de 3ºC na próxima quinta-feira (2).

TEMPORAL EM FOZ DO IGUAÇU: VEJA IMAGENS

O Paraná Portal recebeu uma série de imagens do forte temporal em Foz do Iguaçu. Confira algumas:

Previous ArticleNext Article