Toledo registra a primeira morte por gripe neste inverno

Fernando Garcel


Um produtor rural, de 46 anos de idade, internado desde o dia 9 de junho, quando foi encaminhado à UTI com síndrome respiratória aguda, é a primeira vítima da gripe neste inverno na cidade de Toledo, no oeste do Paraná. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município nesta quarta-feira (28).

De acordo com a prefeitura, o homem morreu no dia 11 de junho e os exames que apuraram a causa da morte ficaram prontos do dia 20.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, os principais cuidados devem ser a higienização frequente das mãos com água e sabão. Se não for possível, pode-se usar o álcool 70. Ela recomenda ainda evitar locais fechados e aglomerações de pessoas, manter ambientes bem ventilados, evitar o compartilhamento de objetos como pratos e talheres, cobrir a boca ao tossir e expirar sobre lenços de papel, ingerir bastante líquidos e ter uma alimentação saudável.

O relatório da Secretaria de Saúde do Paraná confirma que 19 pessoas já morreram por conta da gripe desde o início do ano. Ao todo, 17 mortes goram causados pelo vírus A (H3), o mais comum, e dois por conta do influenza B.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe continua em todos os postos de saúde para os grupos prioritários. Nesta segunda-feira (26), a campanha foi ampliada para crianças e idosos. Para as crianças, a vacina foi estendida até os 8 anos de idade (antes era até 4) e para os idosos, na faixa de 55 a 59 anos de idade. Antes a vacina estava disponível para mais de 60 anos. As vacinas estarão disponíveis enquanto houver estoque.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="439771" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]