Tornado provoca estragos em Rio Branco do Ivaí, afirma prefeitura

Andreza Rossini


Um suposto tornado atingiu a cidade de Rio Branco do Ivaí, no norte do Paraná, na tarde de quarta-feira (7), de acordo com a prefeitura do município. O Instituto Meteorológico Simepar afirmou que ainda não avaliou o fenômeno. “Nós ainda não tivemos informações, vamos verificar o caso”, afirmou a meteorologista Sheila Paz.

De acordo com o prefeito do município, Gerôncio Carneiro Rosa, o vento forte causou estragos na cidade. “Tivemos danificações no ginásio de esportes, nossa quadra ficou completamente destruída e seis casas foram descobertas, principalmente na vila rural Duarte Izalino. Árvores caíram e interditaram ruas, postes da rede elétrica foram danificados deixando parte da cidade sem rede elétrica”, afirmou. Uma equipe da prefeitura trabalha para liberar os locais interditados.

O município continua o levantamento dos prejuízos causados pelo suposto tornado. “Ainda estão sendo apurados. É triste, mas ao mesmo tempo fico feliz porque ninguém se feriu, foram apenas danos materiais”, apontou.

Tempestades afetam 2 mil pessoas e fecham escolas no Paraná
> Chuva forte provoca alagamentos e deslizamentos no Paraná

A orientação da prefeitura é que as famílias atingidas procurem a Defesa Civil e a Secretaria de Ação Social do município. O boletim divulgado às 12h desta quinta-feira (8) pela Defesa Civil do Paraná aponta que 20 pessoas foram atingidas e sete casas foram danificadas.

Um vídeo do momento em que o provável tornado atinge a cidade foi divulgado nas redes sociais:

 

[insertmedia id=zlXJFm5t5BQ]

Previsão do tempo 

De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), as rajadas de vento previstas para esta quinta-feira (8) podem alcançar até 95 km/h.

O temporal deve atingir primeiro as regiões sudoeste, oeste e sul do Paraná. Entre a tarde e a noite, as pancadas de chuva devem avançar para as outras regiões com chuvas fortes, raios e rajadas de vento. Os especialistas também preveem um acumulado de chuva significativo, o que pode piorar a situação das regiões mais afetadas pela chuva do início da semana.

No final de semana, a previsão é de geada e temperaturas negativas.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="436019" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]