Transexuais e travestis poderão usar nome social no vestibular da Unespar

Francielly Azevedo


Da AEN

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) permitirá, pela primeira vez, o uso de nome social no vestibular. Transexuais e travestis que desejam participar do processo que selecionará estudantes para o próximo ano letivo podem fazer a solicitação até 20 de setembro.

Os procedimentos para requerer o nome social devem ser efetuados exclusivamente pela internet. Primeiro, os interessados precisam preencher a ficha de inscrição do vestibular e o questionário sócio educacional normalmente em www.vestibular.unespar.edu.br. Depois, é necessário preencher o requerimento de solicitação disponível no Menu do Candidato e encaminhá-lo acompanhado de cópia do RG e CPF para a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) por meio do endereço vestibular@unespar.edu.br.
Menores de 18 anos deverão enviar o requerimento com assinatura dos pais ou responsável, além de cópia autenticada do RG de quem assinou o documento.

O nome social será utilizado apenas para listagens internas, gabaritos e ambiente sanitário. Os editais referentes ao vestibular como homologação de inscrições e resultado final, por exemplo, permanecerão com o nome dos documentos oficiais.

A coordenadora geral da CCCV, professora Áurea Viana de Andrade, destaca que a medida faz parte de uma política institucional de respeito à identidade de gênero e ao ser humano. “Essa é uma forma de tentarmos acolher todos e todas sem fazer distinções. Enquanto universidade e instituição pública entendemos que é nosso compromisso atender as demandas da sociedade”, afirma.

Desde o início do ano passado, a reitoria da Unespar garante aos estudantes, por meio da resolução 001/2016, o direito de solicitar a inclusão do nome social em documentos de uso interno. Além disso, a possibilidade está amparada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outras normativas de nível nacional.

Inscrições do Vestibular

As inscrições para o vestibular da Unespar podem ser feitas até 12 de setembro em www.vestibular.unespar.edu.br. A instituição oferta 1746 vagas em 67 cursos de graduação divididos entre os câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. As provas serão aplicadas em 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="443494" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]