Uma pessoa morre e outras duas ficam feridas após desabamento de laje em campus da UniCesumar

Fernando Garcel e Alexandra Fernandes

Uma estudante, de 21 anos, morreu após a queda de uma laje em construção dentro do Centro Universitário Unicesumar em Maringá, no norte do estado, na manhã desta quinta-feira (16).

A jovem era estagiária de engenharia civil e estudava no Unicesumar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela sofreu parada cardíaca, foi reanimada durante quase uma hora pelos socorristas e encaminhada ao hospital. Mas, ao chegar a Santa Casa de Maringá, não resistiu aos ferimentos gravíssimos e veio a óbito.

Outros dois homens que também trabalhavam na obra ficaram feridos. Um deles, de 27 anos, estava inconsciente e foi encaminhado em estado grave a Santa Casa. Já a outra vítima, de 30 anos, teve ferimentos moderados e foi levado ao Hospital Universitário. O estado de saúde dele é estável.

Equipes dos bombeiros, do Samu e da Defesa Civil atenderam a ocorrência que aconteceu por volta das 10h da manhã. Outros trabalhadores, que não tiveram ferimentos, ajudaram na retirada das vítimas dos escombros.


O diretor da Defesa Civil, Adilson Costa, informou que o local está interditado. O bloco que estava sendo construído iria abrigar uma nova área do curso de medicina. O desabamento teria acontecido no momento em que era feita a instalação da lage do quinto pavimento. A estrutura cedeu, e ao cair provocou um efeito dominó.

Os dois operários estariam auxiliando no encaixe do concreto pré-moldado no quinto andar quando tudo ocorreu. Já a estudante que morreu estaria no segundo pavimento. A Polícia Civil vai investigar o caso.

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), a obra estava regular no órgão federal, com empresas habilitadas e responsáveis técnicos. Uma investigação vai ser feita para apurar os fatos.

Veja como ficou o local:

Em nota, a Unicesumar destaca que a obra é terceirizada e que lamenta o acidente.

“É com pesar e consternação que a UniCesumar informa que na data de hoje (16/05) ocorreu um acidente no prédio em construção, com a queda de uma peça de laje pré-moldada. O acidente ocorrido por volta das 10 horas da manhã feriu dois funcionários da empresa terceirizada, que se encontram hospitalizados. Também foi atingida pela queda da laje uma aluna do 4º ano de Engenharia Civil da Instituição, que realizava estágio na obra, e infelizmente não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito por volta das 12h30, na Santa Casa de Maringá. Informamos ainda que a empresa terceirizada, contratada para realização da obra, Rotesma Indústria de Concreto Pré-Fabricado Ltda, é uma empresa com mais de 40 anos no mercado e conta com alto grau de credibilidade e também providenciará todos os esclarecimentos técnicos necessários. Além disso, a UniCesumar mantém uma auditoria terceirizada, permanente na obra, com a finalidade de garantir os procedimentos técnicos.”, diz a nota.

*Matéria atualizada às 17h00.

Post anteriorPróximo post