Geral
 Tribunal de Contas do Paraná realiza auditoria na gestão da Urbs

 Tribunal de Contas do Paraná realiza auditoria na gestão da Urbs

 Fiscalização tem como objetivos avaliar situação financeira da companhia a partir da atuação de seus último..

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 29 de setembro de 2021 - 11:37

 

Fiscalização tem como objetivos avaliar situação financeira da companhia a partir da atuação de seus últimos gestores e os subsídios às empresas de ônibus durante a pandemia da Covid-19

 

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) iniciou auditoria para avaliar a situação econômico-financeira da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), com foco no desempenho de seus últimos gestores. A empresa, que gerencia o sistema de transporte coletivo da capital, dentre outras atividades, ajudou a transformar Curitiba em referência internacional na área do transporte público.

A auditoria vai avaliar também os repasses feitos pela Urbs às empresas que operam o sistema de ônibus de Curitiba, a título de subsídios, para compensar a redução do número de passageiros durante a pandemia da Covid-19. A Urbs é a responsável pela fiscalização do serviço prestado por essas empresas.

Outro objetivo do trabalho, que já está sendo realizado pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, é analisar a legitimidade dos repasses financeiros efetuados pelo Município de Curitiba à Urbs. Apenas neste ano, até setembro, a prefeitura destinou R$ 31.761.366,45 à empresa.

Referência

“A companhia é uma referência no planejamento urbano de Curitiba desde a década de 1970 e tem um papel fundamental na gestão do transporte, mas acabou também sendo prejudicada pela pandemia. Precisamos identificar, com a auditoria, como foi o desempenho de seus gestores neste período, se houve ou não gestão temerária, porque a Urbs é fundamental no processo de gestão da administração municipal”, destacou o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Cláudio Castro.

O Controle Interno da própria companha apontou queda de faturamento da Urbs agravado pela pandemia da Covid-19. Isso ocorreu de duas formas: pela redução do número de passageiros nos ônibus do sistema de transporte coletivo e a diminuição de passageiros na Rodoviária de Curitiba – também administrada pela empresa pública. Essa última situação levou ao fechamento de lojas ou à redução do valor da permissão de uso dessas áreas.

Prestação de contas

A auditoria do TCE-PR foi iniciada a partir da análise da Prestação de Contas Anual (PCA) de 2020 da URBS (Processo nº 256616/21). A CAUD já havia incluído a Urbs no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2021 do Tribunal. O processo dessa prestação de contas foi sobrestado até a conclusão da auditoria.

Compartilhe