TRT alerta para tentativas de golpe na internet

Angelo Sfair

golpe e-mail online vírus malwares ilustração pixabay

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) fez um alerta para tentativas de fraude eletrônica ou golpe por e-mail envolvendo o nome do tribunal. As mensagens vêm acompanhadas de links que direcionam o usuário a endereços sem qualquer relação com a Justiça do Trabalho.

O risco, segundo o tribunal, é de que as mensagens contenham vírus ou possibilitem a captação de informações do usuário por criminosos.

Segundo a instituição, vários usuários da Justiça do Trabalho relataram o recebimento de e-mails atribuídos ao TRT-PR nesta semana. As denúncias começaram a chegar ao órgão no dia 04 de junho.

Depois de comunicado sobre a suposta ação de golpistas, o Tribunal Regional do Trabalho acionou a equipe técnica para analisar a situação. Os técnicos atestaram que as mensagens eletrônicas não foram enviadas pelo sistema do TRT.

De acordo com a instituição, “os e-mails encaminhados utilizam indevidamente nomes e domínios oficiais, iludindo o cidadão com a apresentação de informações de processos e links falsos, na tentativa de disseminar vírus e malwares de computador”.

COMO PROCEDER AO GOLPE

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná emitiu uma nota aos usuários. Confira as orientações sobre como proceder em caso de recebimento de mensagens suspeitas:

  1. Não abra arquivos anexados ao e-mail, uma vez que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  2. Não clique em links ou imagens que contenham endereços para a Internet, mesmo que lá estejam o nome do TRT ou informações do processo;
  3. Caso queira comunicar o recebimento da mensagem ao TRT do Paraná e colaborar com nossas investigações, encaminhe o e-mail recebido para o endereço CSIRT@trt9.jus.br;
  4. Para esclarecer dúvidas ou obter informações adicionais, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, pelo telefone (41) 3310-7120. Também é possível acionar a Ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@trt9.jus.br e pelo telefone (41) 3310-7473.

Previous ArticleNext Article