TSE confirma Juca (PHS) como prefeito de Jaguariaíva

Jordana Martinez


 

 

A Corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por unanimidade, a eleição de José Sloboda (PHS), o “Juca”, como prefeito de Jaguariaíva. A decisão se deu sobre uma ação proposta pelo Solidariedade, que pedia a impugnação do registro de candidatura de Alcione Lemos (PP) ao cargo de vice-prefeita da chapa encabeçada pelo candidato do PHS.

O partido contrário alegava que Alcione não poderia concorrer ao pleito, já que ela é ex-companheira de Otélio Renato Baroni, falecido em 2013, durante o cumprimento do segundo mandato como prefeito da cidade. Conforme determina a Constituição, são inelegíveis para a Chefia do Executivo “o cônjuge e os parentes do titular do mandato”.

A defesa de Juca, conduzida pelo advogado Gustavo Guedes, alegou que a Constituição apresenta uma ressalva no caso de morte do titular do mandato. Além disso, ele apontou que houve um rompimento do “grupo político familiar” com a morte do ex-companheiro de Alcione e observou que a adversária política da chapa era composta justamente pela ex-enteada da vice (Renata Baroni, filha de Baroni).

Eleição

Em outubro, Juca conquistou 11.685 votos contra 8.465 de Ademar de Barros (PSDB), segundo colocado no pleito. Renata Baroni (SD) obteve 25 votos. Os três estavam com as candidaturas impugnadas. Com a decisão, Juca é confirmado prefeito da cidade.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.