Tubarão de dois metros morre encalhado no litoral do Paraná; veja o vídeo

Mirian Villa

tubarao guaratuba paraná

No vídeo (assista abaixo), o tubarão aparece se debatendo na areia da praia de Guaratuba, com um anzol e uma linha presos na boca.

Na imagem dois homens são flagrados arrastando o animal pela cauda para longe da água. Porém, testemunhas afirmaram que minutos antes tentaram colocar o tubarão na água, mas ele retornou para a areia.  Depois de duas horas agonizando, o animal não resistiu e morreu.

Segundo o LEC (Laboratório de Ecologia e Conservação), ligado ao Centro de Estados do Mar da UFPR, o tubarão encontrado na praia de Guaratuba é da espécie Mako e o encalhe-vivo não é algo comum na costa paranaense. Ainda segundo o laboratório, o Paraná é uma importante área de reprodução de tubarões de diversas espécies.

O animal foi encontrado com sinais de tentativa de se pesca e foi recolhido para análise dos veterinários do LEC. Um laudo deve ser emitido nos próximos dias.

CONHEÇA A ESPÉCIE TUBARÃO-MAKO

A espécie tubarão-mako ou tubarão-anequim é encontrado em mares tropicais e temperados, com temperaturas acima de  16°C. O animal pode chegar até 4,3 metros de comprimento e 580 quilos. Uma das principais características é sua cor azul metálica. Ele é considerado um tubarão perigoso e extremamente rápido, sendo um excelente nadador e podendo chegar até 88 km/h em curtas distâncias.

tubarao-mako-guaratuba-
Tubarão não resistiu na areia de Guaratuba, no Paraná. (Reprodução/Correio do Litoral)

SURFISTA MORDIDO POR SUPOSTO TUBARÃO NO PARANÁ

Um surfista de 42 anos ficou ferido no dia nove de fevereiro, em Guaratuba, no litoral do Paraná. A primeira suspeita, de acordo com a médica que atendeu o homem, era de um ataque de tubarão. Porém, depois de especialista analisarem os ferimentos no pé, eles descartaram a hipótese de ser um ataque de tubarão. “Não há nenhuma relação do tubarão encontrado hoje com o caso do surfista atacado na semana passada”, afirmou uma especialista do LEC.

Previous ArticleNext Article