Turismo ganha fôlego em Foz do Iguaçu e Itaipu registra aumento no número de visitantes

Redação

Itaipu

A retomada do setor de turismo em Foz de Iguaçu, na região da Tríplice Fronteira, ganhou fôlego no mês de julho, com o maior índice de ocupação em hotéis desde setembro do ano passado e aumento gradual de visitantes nas principais atracões turísticas da região.

O Complexo Turístico da Itaipu, que reúne uma série de atrativos no entorno e na usina binacional, confirmou um aumento superior a 21%. No primeiro semestre deste ano, o circuito recebeu 94.594 visitantes, contra 74.151 de julho a dezembro do ano passado. Do total de visitantes, 30.025 pessoas passaram pelos atrativos no último mês, considerando as visitas institucionais e turísticas apenas da margem brasileira da usina.

A alta movimentação na cidade também refletiu no aumento de turistas às Cataratas do Iguaçu. No mês de julho foram vendidos 56.819 ingressos no Parque Nacional do Iguaçu, um aumento de 104,8% no comparativo a junho.

Outro dado que elenca Foz do Iguaçu como o mais concorrido destino paranaense é a ocupação nos hotéis da cidade. O município acumulou em julho o maior índice de ocupação na rede hoteleira desde setembro do ano passado, com 35,5% dos espaços com hóspedes.

CAMPANHA PELA RETOMADA DA ATIVIDADE TURÍSTICA EM FOZ

Os números do aumento do turismo em Foz do Iguaçu refletem o sucesso da campanha “Vem para Foz!”, capitaneada pela Itaipu Binacional em parceria com o trade turístico da cidade. Além de mostrar a variedade de opções turísticas do Destino Iguaçu, a iniciativa mostra que os atrativos são seguros para receber os turistas, devido à adoção de práticas sanitárias no combate à pandemia da covid-19, desde o ano passado.

A cobertura da imunização de Foz do Iguaçu, que já supera 90% da população vacinada com a primeira dose, também tem colaborado para frear a doença e atrair ainda mais visitantes.

“Estamos trabalhando para retomada da atividade turística por meio de campanhas, como o “Vem para Foz!”, e o investimento em capacitação dos serviços, com a oferta de treinamentos para os trabalhadores do ramo”, considerou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

A campanha “Vem para Foz” tem também o objetivo de mostrar que a região oferece um grande pacote de atrativos, como as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, aliados a shows e diversão para toda as idades, boa hotelaria e estrutura de conforto que inclui compras e gastronomia diversificada.

Além da campanha, o cuidado dos atrativos em se adaptar rapidamente aos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou a confiança dos turistas em visitar a cidade. Em 2020, os atrativos receberam o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido.

A expectativa é que a visitação aumente anda mais até o final do ano, por conta dos feriados prolongados, a reabertura gradual da fronteira da Argentina, prevista para começar até meados de outubro; e a retomada dos grandes eventos de fim de ano, como o Natal de Água e Luzes, voltado para turistas e comunidade local.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="786782" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]