Turismo em Curitiba bate recordes com inverno em julho

A Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos, teve 25.003 passageiros pagantes em julho - 33% mais do que os 18.761 registrados em julho de 2019.

Redação - 05 de agosto de 2022, 16:42

Foto: Hully Paiva/SMCS
Foto: Hully Paiva/SMCS

Depois da queda no movimento por dois anos devido à pandemia, Curitiba voltou a bater recordes com o turismo. Mesmo com o inverno apertando em julho, o número de visitantes voltou a crescer e superou até mesmo dados de 2019, antes da covid-19.

Uma sondagem feita pela Rede Empresarial do Centro Histórico – que reúne lojas, bares e restaurantes da região – mostra que o volume de turistas cresceu 35%, representando 42% do público desses locais em julho. 

“O faturamento cresceu 70% em relação a 2021 e 40% na comparação com 2019, que é a nossa referência de normalidade”, diz Jorge Tonatto, presidente da rede.

A Linha Turismo, que percorre 26 atrativos turísticos da cidade, teve 25.003 passageiros pagantes em julho, 33% mais do que os 18.761 registrados em julho de 2019.

Já a rede de hoteis Mabu teve a média de ocupação foi de 85%. “Foi um resultado espetacular, superamos nossa meta em 144%, graças não apenas aos turistas de lazer, mas também aos de business, com mais de 29 eventos corporativos”, afirma Luciano Motta, diretor de vendas da rede.

Hotéis, centros de eventos, agências e empresas de receptivos e que prestam serviços na área comemoram a retomada e já preveem um desempenho excepcional também para o Natal desse ano na capital.

RECORDES DO TURISMO EM CURITIBA

O avanço da vacinação, a diminuição das restrições de circulação por conta da covid-19 e a programação Inverno Curitiba 2022, da Prefeitura, explicam o crescimento do número de turistas na capital.

“Julho superou todas as previsões, mostrando que o trabalho que a Prefeitura vem fazendo para promover a cidade como um destino turístico está dando certo. Tivemos uma aceitação muito grande do Inverno Curitiba, que trouxe uma série de atrações e contribuiu para ampliar a permanência do visitante na cidade”, diz Tatiana Turra, presidente do
Instituto Municipal de Turismo.

Ela destaca que os preparativos para a programação de fim de ano já começaram. “Estamos elaborando, com muita dedicação, uma ampla programação para o Natal, que deve trazer, mais uma vez, uma experiência inesquecível para os nossos visitantes”, afirma.

Curitiba vem se consolidando como um dos principais destinos de Inverno do País e está entre os dez mais procurados por turistas estrangeiros.  

Vale lembrar que a Prefeitura promoveu o Inverno Curitiba 2022 entre os dias 15 de junho e 31 de julho. A ação contou com mais de 45 dias de atrações nas áreas de gastronomia, música, arte e lazer, além da 39ª Oficina de Música de Curitiba.