UEL está em greve por tempo indeterminado

Andreza Rossini


Os servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no norte do Paraná, entraram em greve por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira (20). Uma assembleia realizada com  Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol) decidiu pela paralisação.

Os profissionais reivindicam o pagamento da reposição salarial aos servidores, que deve acontecer em janeiro de 2017. A promessa foi feita pelo governador Beto Richa durante a última greve da categoria, que durou mais de 44 dias e ficou marcada pela violência de 29 de abril.

No início da semana, os servidores realizaram uma paralisação de três dias para aguardar as negociações com o governo do estado.

Sem reajuste para servidores no Paraná

A lei em questão determina que o governo pague, em 1° de janeiro, o reajuste atrasado dos servidores, repondo os índices de inflação de janeiro a dezembro de 2016, acrescentando ainda mais um percentual de 1% de adicional de data-base relativo à compensação dos meses não pagos do ano de 2015. A lei foi proposta após acordo que encerrou a greve do funcionalismo no ano passado.

As propostas de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado, que atrasa o pagamento do reajuste, foi encaminhada pelo governador Beto Richa à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na última terça-feira. Elas foram lidas em plenário e precisam passar pelo trâmite da casa para ser apreciada no plenário.

O líder do governo na Assembleia, Luiz Claudio Romanelli, do PSB, anunciou na terça da semana passada que o congelamento dos salários dos servidores só será votado depois que o projeto de ajuste fiscal da União for aprovado em Brasília.

O PL-257 é o texto que estabeleceu a renegociação das dívidas e impôs novas regras aos Estados. O projeto já foi aprovado na Câmara Federal, mas ainda tem que passar no Senado, sem data marcada. Romanelli defendeu, no entanto, que o congelamento dos salários será necessário devido à crise financeira.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="392554" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]