Aulas presenciais da UEM retornam nesta segunda-feira (17)

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) confirmou o retorno das aulas presenciais para essa segunda-feira (17). Por cau..

Redação - 16 de janeiro de 2022, 14:00

Divulgação/UEM
Divulgação/UEM

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) confirmou o retorno das aulas presenciais para essa segunda-feira (17). Por causa da pandemia da Covid-19, os ano letivo de 2020 e o primeiro semestre de 2021 foram realizados de maneira remota. O retorno é referente ao segundo período do ano passado.

De acordo com a universidade, ainda, o retorno no dia 17 é apenas para os alunos veteranos. Os calouros têm o início das aulas previsto para o dia 31 de janeiro.

“Tranquilizamos a comunidade acadêmica de que estamos monitorando com frequência as situações epidemiológicas de Maringá e de todo o Paraná para termos segurança”, disse Dennis Armando Bertolini, presidente do Grupo de Trabalho Administrativo para Gerenciamento de Questões Relativas à Covid-19.

De acordo com ele, embora haja crescimento exponencial no número de casos de Covid-19 e de influenza A (H3N2) no Paraná, há considerações que justificam a retomada das aulas presenciais nas graduações da UEM.

A decisão leva em conta a análise dos cenários passado e atual, comparando dados de riscos; análise de variantes de preocupação, principalmente a Ômicron; índice de vacinação no Paraná (contra Covid-19 e gripe); incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, leve e grave, e proporcionalidade entre Covid-19 e outras viroses; matriz de risco de Maringá e região; dados epidemiológicos; gravidade dos casos e taxa de internação em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, além do tempo de permanência.

VACINAÇÃO

Para acessar as dependências da universidade, alunos e servidores devem apresentar seus comprovantes de esquema vacinal completo contra a Covid-19. A medida, já informada anteriormente, é corroborada pelo Ofício Circular 1/22 da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da UEM.