UFPR abre inscrições para primeiro vestibular exclusivo para refugiados

Alexandra Fernandes


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu as inscrições para o primeiro vestibular exclusivo para refugiados e pessoas com visto humanitário. São ofertadas 10 vagas e os interessados podem se candidatar em 81 cursos da UFPR, com exceção de música, design de produto, design gráfico e arquitetura e urbanismo.

De acordo com a vice coordenadora do programa de política migratória e universidade brasileira da UFPR, Tatiana Friedrich a iniciativa do vestibular veio para promover a inclusão dos migrantes que chegaram ao estado.

“Uma universidade que está aberta à sociedade e que entende as caracteristicas dessa sociedade deve fazer ações para acolher. Diante desse fluxo migratório que chegaram ao Brasil, a universidade abriu um concurso específico para eles.”

Para quem atua com o acolhimento dos migrantes, esta inclusão por meio da educação é importante para proporcionar um recomeço a estas pessoas. Segundo a coordenadora de projetos migratórios da Cáritas Regional Paraná, Marcia Ponce, umas das instituições que atuam na área, a iniciativa traz uma chance de recomeço.

“A gente reconhece como grande avanço. A gente não gosta de relacionar isso com uma exclusividade no sentido de ser um privilégio. É uma exclusividade no sentido de permitir uma oportunidade de igual para igual e que eles possam ter acesso ao que eles não teriam em uma concorrência normal. A gente compreende que é importante para promover uma inclusão mais integrada”, explica a

Para participar do vestibular, é necessário ter o diploma do ensino médio revalidado no Brasil. Os migrantes podem revalidar os certificados em escolas estaduais credenciadas do Paraná. O candidato deve comprovar no ato da inscrição pela internet a condição de refugiado ou porte de visto humanitário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de dezembro pelo site. A prova está marcada para o dia 9 de janeiro de 2019.

Previous ArticleNext Article