UFPR faz mudanças no Núcleo de Concursos após suspensão da prova da Polícia Civil

Redação

ufpr, nc, universidade federal do paraná, núcleo de concursos, concurso, prova, exame, pcpr, policia civil do paraná

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) anunciou neste domingo (21), por meio de nota, que vai reestruturar e substituir, de forma imediata, a coordenação do Núcleo de Concursos da universidade, após o cancelamento do concurso da Polícia Civil, horas antes do início da aplicação das provas.

O anúncio, feito na madrugada de hoje (21), surpreendeu 106 mil inscritos. Muitos viajaram de outros estados, em meio à pandemia do coronavírus, exclusivamente para participar do concurso. Alguns inscritos, inclusive, sequer souberam da suspensão e encontraram os portões fechados nos locais de prova.

A mudança repentina no NC (Núcleo de Concursos) pode, inclusive, afetar a realização do Vestibular de Verão da UFPR 2020/2021. As inscrições para o exame foram encerradas na última quinta-feira (18). A primeira fase do vestibular deve ocorrer no dia 28 de fevereiro. A segunda fase está prevista para abril. Ao todo, são 5,5 mil vagas.

Na nota, divulgada no site do Núcleo de Concursos, a UFPR informou que alguns fatores prejudicaram a realização das provas. Um deles, um problema logístico em relação ao recebimento dos termômetros para medição de temperatura dos candidatos. A universidade frisou que, na véspera das provas, ocorreram problemas relativos à desistência de cessão de espaços de vários locais que, anteriormente, teriam se comprometido em servir para o concurso.

Conforme o comunicado da Universidade Federal do Paraná, a decisão de suspender a realização do concurso foi tomada para preservar a integridade, a lisura e o tratamento isonômico entre todos os participantes. Além disso, foi levada em conta a saúde e segurança dos candidatos e colaboradores do concurso em razão da pandemia que assola o país.

Por fim, a UFPR disse que vai apurar internamente o planejamento do certame de modo a identificar se houve desvios na condução das ações realizadas internamente no Núcleo de Concursos.

POLÍCIA CIVIL QUER ROMPER CONTRATO COM UFPR

A Polícia Civil do Paraná está avaliando a possibilidade de cancelamento do contrato com a Universidade Federal do Paraná, após a suspensão da prova do Concurso Público que seria realizada hoje (domingo, 21) e era gerenciada pelo Núcleo de Concursos da Universidade.

O comunicado da suspensão foi publicado às 5 horas da manhã deste domingo (21) depois da última checagem do protocolo de segurança contra a covid-19 que, de acordo com o Núcleo, apontou a falta de requisitos indispensáveis de segurança em relação à pandemia de Covid-19.

Mais de 100 mil pessoas de todo o país fariam o exame. O delegado Geral da PC-PR, Silvio Jacob Rockembach afirma que o concurso está mantido e uma nova data para aplicação das provas deve ser agendada, pois há déficit de profissionais na Polícia Civil.

*Com informações da CBN Curitiba e da BandNews FM Curitiba

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="746595" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]