UFPR divulga nesta quarta-feira resultado da primeira fase do vestibular

Francielly Azevedo

ufpr future-se ifes mec foto divulgação

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulga, nesta quarta-feira (13), o resultado da primeira fase do Vestibular 2019/2020. As provas foram aplicadas no último dia 27 de outubro.

A lista com os nomes dos aprovados deve sair a partir das 16h no site do Núcleo de Concursos e no aplicativo +UFPR, disponível para android e IOS. A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pela instituição.

Ao todo, 38.453 candidatos se inscreveram para o Vestibular, destes, 6.896 não compareceram na primeira etapa, um percentual de 12,55%.

VAGAS

São 5.698 vagas ofertadas pela UFPR em 129 cursos de graduação. São 207 vagas a mais do que a última edição.

Do total de vagas, 50% são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação específica.

SEGUNDA FASE

A segunda fase do vestibular acontece nos dias 24 e 25 de novembro. No primeiro dia os estudantes vão fazer a prova de compreensão e produção de textos. No dia 25 é a vez das provas específicas e de habilidades para os cursos de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Música.

O resultado para a divulgação do resultado final do vestibular é dia 10 de janeiro.

ATENDIMENTO ESPECIAL

Neste ano, a UFPR teve 4.209 pessoas com isenção da taxa de inscrição. A instituição também organizou o atendimento especial para 183 candidatos. Incluídos neste número estão 15 deficientes auditivos que contam com o auxílio de intérprete de libras, 20 deficientes físicos e 17 deficientes visuais, que fazem a prova por meio de um aplicativo desenvolvido pela instituição. Eles escutam as questões e passam a resposta para um aplicador responsável por preencher o gabarito de papel.

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.