UFPR sedia estreia de série sobre inclusão dos descendentes de japoneses no Brasil

Vinicius Cordeiro

reitoria UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai sediar um evento para estrear uma websérie documental que mostra a inclusão profissional dos descendentes de japoneses no Brasil. Intitulado “NipoBrasileiros”, tem como proposta repensar a construção da imagem de “sucesso” profissional dos chamados ‘nikkeis’.

O evento acontece das 19h às 22h, no anfiteatro 1000, no  10.º andar do Edifício D. Pedro I, localizado na Rua General Carneiro, 430, no Centro de Curitiba.

Além disso, também haverá uma roda de conversas com o professor Masato Ninomiya, professor da Universidade de São Paulo (USP) e tradutor oficial da Casa Imperial do Japão, a atriz Beatriz Koyama Diaféria e apresentação musical de Gary Strauss, responsável pela trilha sonora da obra.

NIPOBRASILEIROS

Dirigida por Diego da Costa, Alexandre Nakahara e Pedro Tinen, a websérie conta com nove episódios para uma reflexão sobre o destaque que os descendentes de japoneses são ressaltados da visibilidade positiva pela educação. Vale destacar que os  nipo-brasileiros têm índices altos de aprovação em cursos tradicionais e prestigiados, como Medicina, Engenharia e Direito desde a década de 1950. Por outro lado, diversas áreas continuam tendo pouca presença dos nikkeis.

A partir desse pressuposto, são apresentados relatos orais de personagens sociais, de diferentes gerações, que são pioneiros em campos profissionais onde a representatividade dos asiáticos foi negativa ao longo dos anos.

LEIA TAMBÉM:

Previous ArticleNext Article