UFPR libera ensalamento do vestibular; provas serão no domingo

Francielly Azevedo

ufpr, uiversidade federal do paraná, pesquisa, edital, coronavírus, covid-19

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou nesta quarta-feira (23), o ensalamento para a primeira fase do vestibular. O primeiro dia de provas acontece no próximo domingo (27). Os locais podem ser conferidos no site do NC (Núcleo de Concursos).

Os candidatos precisam imprimir o comprovante de ensalamento e levá-lo no dia da prova junto com o documento de identidade.

A primeira fase acontece no domingo das 14h às 19h30, em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Os portões abrem às 12h40 e fecham às 13h30.

A prova terá 90 questões de conhecimentos gerais, sendo 12 de português, 6 de literatura, 5 de filosofia, 5 de sociologia, 8 de língua estrangeira, 9 de matemática, 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 9 de história e 9 de geografia.

O gabarito provisório será divulgado pela UFPR após o encerramento dos exames. Já o gabarito definitivo sai no dia 13 de novembro, junto com o resultado da primeira fase.

Segundo a UFPR, editais e informações oficiais sobre o vestibular devem ser consultadas no site do NC.

VAGAS

Neste ano, há 38.453 inscrições confirmadas de candidatos a uma vaga de graduação. Ao todo, são 5.628 vagas disponíveis em 129 cursos.

Além disso, no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2020 serão disponibilizadas 1.290 vagas em cursos de graduação. Conforme o anúncio da UFPR, haverá vagas para ampla concorrência e, dentro das vagas destinadas a alunos de escola pública, serão disponibilizadas também para pessoas de baixa renda, negros (pardos e pretos), indígenas e com deficiência.

Podem participar do processo seletivo do SiSU 2020 candidatos que prestarem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019, que acontece em novembro. É preciso ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação.

SEGUNDA FASE

Os aprovados na primeira fase vão realizar as provas da segunda etapa no dia 24 de novembro. Já as provas específicas (para determinadas opções de curso) ocorrerão no dia 25 de novembro.

O ensalamento da segunda fase sai no dia 20 de novembro.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.