UFPR realiza mais um mutirão de testes de Covid-19

Grasiani Jacomini - CBN Curitiba

testes, covid-19, coronavírus, rt-pcr, testes vencidos, bolsonaro, estados, municípios, jair bolsonaro

Na próxima terça-feira (26), pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam o sétimo mutirão de testes com pessoas assintomáticas para detecção do novo coronavírus.

A equipe disponibilizará 1.700 testes, exclusivamente para a comunidade da UFPR (estudantes, técnicos, docentes e familiares em primeiro grau ou coabitantes), sem sintomas. Os interessados devem agendar o horário de atendimento previamente via formulário na internet.

As coletas ocorrerão no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 18h. No momento da coleta, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

O mutirão faz parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), com apoio da Direção do SCB, que visa identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença e a contaminação de outras pessoas. Cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Este é o segundo mutirão de testagem de pessoas assintomáticas realizado em 2021. Na primeira testagem, os pesquisadores da UFPR identificaram 1,4% de indivíduos infectados com o novo coronavírus. Dos 1.692 testados, 23 tiveram resultado positivo.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="741041" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]