UFPR deve oficializar, no domingo, suspensão de aulas por 15 dias

Vinicius Cordeiro

ufpr suspende aulas coronavírus

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) definiu hoje (13), em reunião de emergência, as atividades que serão suspensas a partir da próxima segunda-feira (16) por causa do coronavírus. As aulas da graduação e pós-graduação serão suspensas por um prazo inicial de 15 dias, com possibilidade de continuidade, dependendo da avaliação ao final dessas duas semanas.

O debate sobre as medidas aconteceu nesta tarde e durou mais de quatro horas. A reunião foi convocada pela Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus ao lado do reitor Ricardo Marcelo Fonseca. Diretores de setores de todos os campi, pró-reitores e superintendentes da universidade também participaram do encontro.

Contudo, após o encontro, a UFPR não se pronunciou de forma oficial sobre a questão. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca deve esperar até domingo (15) porque tem reunião marcada com reitores de outras universidades do Paraná. PUCPR (Pontifícia Universidade Católica), UP (Universidade Positivo), UTFPR (Instituto Federal do Paraná) e as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) terão representantes.

Além disso, as universidades aguardam um posicionamento oficial do MEC (Ministério da Educação). Apesar do presidente Jair Bolsonaro pedir para a população não entrar em pânico com a doença, a pasta responsável pelas instituições de educação ainda não deu um sinal às universidades.

AULAS SUSPENSAS NA UFPR

A Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus é formada por seis integrantes, sendo cinco deles especializados em áreas diferentes da Saúde. Apenas Carlos Alberto Martins da Rocha, superintendente de comunicação da UFPR, integra a comissão aprovada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca na última quarta-feira (11).

A postura deles foi clara: as aulas em todos os campi do estado devem ser suspensas para evitar a transmissão do coronavírus. As aulas, assim como reuniões e eventos da universidade, levam um grande risco e serão canceladas.

Contudo, outras atividades, como o empréstimo de livros, tem um risco baixo e podem ser mantidos. Além disso, também foi debatido que os estudantes deverão fazer atividades à distância.

Pronunciamento reitor – Coronavírus

Acompanhe o comunicado do reitor Ricardo Marcelo Fonseca sobre a reunião de emergência desta tarde, em relação ao conronavírus no âmbito da universidade.

Publicado por UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Sexta-feira, 13 de março de 2020

UFPR DIVULGA MEDIDAS PREVENTIVAS AO CORONAVÍRUS

Na manhã de hoje (13), a UFPR divulgou 10 ações de prevenção aos docentes, estudantes e funcionários da universidade. Entre as medidas, é recomendado o cancelamento de viagens para locais onde haja transmissão comunitária do coronavírus, usar o Disque Saúde (136) para tirar dúvidas dos sintomas relacionados à doença; suspender atividades e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais; abrir as janelas durante atividades presenciais nos ambientes da UFPR.

Além disso, servidores e estudantes que pertencem a grupos vulneráveis (idosos, pessoas com doença respiratórias ou cardiovasculares, por exemplo) poderão modificar o regime de trabalho e a distribuição de atividades acadêmicas conforme procedimento administrativo a ser informado.

Também foi aconselhado que os docentes procedam atividades domiciliares e em plataformas digitais ao invés de realizar aulas teóricas e seminários.

Por fim, as reuniões devem ser feitas por videoconferência ou ser suspensas, enquanto as unidades devem disponibilizar  sabonete líquido e papel toalha, além de álcool 70% em todos os banheiros, anfiteatros e ambientes com circulação alta de pessoas.

*** matéria atualizada às 18h54 

Previous ArticleNext Article