(Foto: divulgação)

UFPR suspende calendário por tempo indeterminado, mas anuncia retomada flexível

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Universidade Federal do Paraná) aprovou, nesta quinta-feira (30), a s..

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Universidade Federal do Paraná) aprovou, nesta quinta-feira (30), a suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (4). Devido à pandemia do coronavírus, as atividades presenciais não têm prazo para serem retomadas.

Na mesma reunião, os conselheiros também avaliaram o retorno flexível e gradual de algumas atividades, sobretudo nos cursos de pós-graduação. Cada unidade terá autonomia para decidir, cabendo a elas a comunicação com os alunos. As resoluções foram debatidas considerando o caráter excepcional imposto pela pandemia.

Para os cursos da graduação, foram autorizadas apenas as atividades voluntárias ofertadas na modalidade EaD (Ensino a Distância) ou parcialmente EaD. Uma das preocupações da UFPR é tomar decisões que possam ser acompanhadas por todos os alunos e colaborações.

“Uma das questões fundamentais, por exemplo, é a inclusão digital. A universidade é cheia de especificidades, nossas áreas são abrangentes e as unidades têm autonomia. Mas, para as atividades obrigatórias, ainda é difícil prever uma data de retorno”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca ao Paraná Portal.

O reitor da UFPR disse que a suspensão do calendário por tempo indeterminado não significa que o ano foi abandonado. No entanto, as atividades serão retomadas apenas quando houver garantia de qualidade e condição para todos.

“Há uma comissão de cientistas que nos orienta e o trabalho é permanente. A comissão, por ora, não vislumbra uma mudança no horizonte. Mas a avaliação é constante. Qualquer alteração nas condições epidemiológicas será analisada e debatida”, explicou.

De acordo com o reitor, foram discutidas a retomada gradual e voluntária das atividades EaD, estágios e formação pedagógica, além de atividades formativas e didáticas orientadas dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica.

“Isso vai acontecer de uma maneira muito flexível, observando os desafios impostos pela pandemia. Esse conjunto de atividades autorizadas é para que a Universidade continue se movimentando e produzindo conhecimento, inclusive sobre a própria pandemia”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

As resoluções serão disponibilizadas pela secretaria dos órgãos colegiados da UFPR.