Ulisses Maia supera Silvio Barros e será o novo prefeito de Maringá

Fernando Garcel


Com 58,88% dos votos válidos, Ulisses Maia, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi eleito à prefeitura de Maringá, no noroeste do Paraná. No primeiro turno das eleições, o candidato recebeu 28,87% dos votos válidos. O adversário, Silvio Barros (PP), havia recebido 39,69% dos votos e, no segundo turno, chegou a 41,12%.

Votos Brancos e nulos alcançaram 4,23% e 19,61% dos eleitores não compareceram às urnas.

Ulisses Maia é o vereador mais votado do município. Natural de Maringá, com formação em direito, foi assessor jurídico e diretor legislativo da Câmara de Maringá em 1993; procurador jurídico de diversas câmaras municipais da região de Maringá. Foi chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) em 2002; diretor do PROCON – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de 2005 a 2006; Chefe de Gabinete da prefeitura de Maringá de agosto de 2006 a março de 2010; Secretário de Assistência Social de janeiro de 2011 a março de 2012.

“Fiz uma campanha limpa, uma campanha sempre falando a verdade, e tenho certeza que a população gostou das nossas ideias, apresentamos propostas para Maringá, soluções para os seus problemas, e a expectativa é a melhor possível”, declarou.

Em entrevista ao Paraná Portal e ao Metro Jornal Maringá, o eleito contou seus planos e prioridades para os principais problemas da cidade.

> Entrevista: Ulisses Maia promete cortar gastos do Executivo com comissionados

Educação

Entre as prioridades estão o fim das filas de espera para os CMEIs, que oficialmente tem mais de 2.500 crianças. Também vamos adequar os horários para atender as famílias que trabalham até as 18h. Para melhorar qualidade do ensino, temos como meta oferecer educação integral a todos os alunos da rede, ajustar a quantidade de alunos por sala e incluir atividades sobre cidadania, finanças, ética, empreendedorismo e libras. Vamos criar um sistema de atendimento médico e psicológico nas escolas e garantir qualidade no ensino dos alunos da educação especial. Os diretores das escolas serão escolhidos por eleição direta e os servidores da educação terão novo plano de carreira.

Saúde

Vamos começar zerando a fila para consultas especializadas. Nós contrataremos 5 mil consultas, pagando R$ 70 cada uma, para atender as mais de 3 mil pessoas que hoje aguardam o atendimento. Os postos de saúde passarão por uma adequação e todos os servidores do setor vão ter jornada de trabalho de 30 horas. O Complexo de Saúde Mental vai funcionar 24 horas e o Hospital Municipal readequado para funcionar com capacidade máxima. Daremos atenção especial também às comunidades terapêuticas de combate aos vícios em drogas.

Segurança Pública

Vamos dobrar o efetivo da Guarda Municipal, que vai trabalhar armada e terá postos avançados. Os guardas vão fazer a vigilância do patrimônio público e ajudar no policiamento das ruas e também próximos das escolas.

Mobilidade Urbana

Vamos construir o Terminal Intermodal, criar mais linhas e horários de ônibus, incluindo a circulação durante a madrugada. A maioria dos pontos vai ter abrigo. Faremos uma auditoria, com revisão do contrato de concessão da TCCC, para o transporte ter melhor qualidade, mais eficiência e tarifa menor. Também implantaremos ciclovias bem planejadas, com critérios técnicos e de segurança. A engenharia de trânsito será reestruturada, para melhorar o trânsito e reduzir acidentes e poluição ambiental.

Meio ambiente

Teremos um Plano diretor da arborização e faremos um manejo responsável das árvores. Haverá coleta de 100% do lixo reciclável, com instalação de pontos para o serviço ser mais eficiente e barato. Negociaremos a reabertura ao público do Horto Florestal.

Urbanização

Na gestão, terá planejamento técnico, sem qualquer interferência política, para manter controle rígido sobre o crescimento da área urbana do município

Cultura

A nossa proposta é reformar o Cine Teatro Plaza, que será usado para eventos culturais. Vamos construir uma ampla biblioteca pública no centro da cidade. Vamos descentralização as atividades culturais, com programação nos bairros.

Turismo

Vamos transformar as áreas verdes em locais de turismo sustentável e apoiaremos a realização de eventos nesses locais

Desenvolvimento econômico

O nosso projeto é o trabalho com o objetivo de consolidar o Polo Tecnológico, com inovação para a geração de empregos e renda. Concluiremos a Cidade Industrial, com condições para a instalação imediata de empresas. Também construiremos o Centro de Convenções e Eventos, com a capacidade exigida por uma cidade da grandeza de Maringá. Ampliaremos o terminal de passageiros do Aeroporto. Incentivaremos o Codem a manter uma busca permanente de novos projetos para o desenvolvimento econômico.

Previous ArticleNext Article